Política / Câmara Federal
CCJ da Câmara pode analisar hoje pedido de cassação do mandato de Carla Zambelli
Deputada, condenada pelo STF a mais de 15 anos de prisão em dois processos, está presa na Itália e aguarda decisão sobre extradição
02/12/2025
07:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados pode analisar nesta terça-feira (2) o processo que trata da cassação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). O tema está na pauta oficial da reunião e prevê a apresentação do parecer do relator, deputado Diego Garcia (Republicanos-PR). Um eventual pedido de vista, porém, pode adiar a deliberação.
Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em dois processos:
10 anos de prisão por envolvimento na invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ);
5 anos e 3 meses por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com arma de fogo, decorrente da perseguição armada a um homem em São Paulo, em 2022.
Ambas as condenações transitaram em julgado, o que significa que não cabem mais recursos. Como consequência, a Câmara precisa referendar a perda de mandato.
Embora o STF tenha determinado a perda do mandato sem necessidade de deliberação parlamentar, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiu encaminhar o caso à CCJ para análise política e jurídica. A direção da Casa enviou ao colegiado uma representação comunicando a decisão do Supremo.
Depois de analisado na CCJ, o caso segue para o plenário da Câmara, onde serão necessários 257 votos favoráveis para que a cassação seja confirmada.
Zambelli está presa em Roma desde julho, após fugir para a Itália antes de sua condenação definitiva. Ela foi incluída na difusão vermelha da Interpol e detida pelas autoridades italianas.
A deputada alega ser inocente no caso do CNJ e afirma querer ser julgada pela Justiça italiana.
A extradição para o Brasil está em análise, e uma nova audiência foi marcada para 4 de dezembro. A defesa tentou que ela aguardasse o julgamento em liberdade, mas o pedido foi negado pela Justiça italiana, que apontou risco de fuga.
Em setembro, Zambelli participou por videoconferência de uma audiência da CCJ e protagonizou um embate com o hacker Walter Delgatti, condenado no mesmo processo. Ela o chamou de “mitomaníaco” e questionou sua saúde mental.
O resultado da CCJ nesta terça-feira deve definir o ritmo de um dos processos disciplinares mais relevantes da atual legislatura — e que envolve uma parlamentar de grande projeção no bolsonarismo, hoje afastada de suas funções e detida no exterior.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Apesar de recuo, Lula ainda venceria todos os adversários no 2º turno, aponta pesquisa Atlas/Bloomberg
Leia Mais
Filhos de Bolsonaro atacam Michelle após críticas públicas a aliado no Ceará
Leia Mais
Michelle Bolsonaro pede compreensão aos filhos de Bolsonaro após críticas e reafirma rejeição a aliança com Ciro Gomes
Leia Mais
Confira seu astral para esta terça-feira, 2
Municípios