Campo Grande (MS), Quarta-feira, 26 de Novembro de 2025

Política / Justiça

Após fuga de Alexandre Ramagem para os EUA, presidente da Câmara proíbe deputados de votarem do exterior

Regra passa a valer imediatamente; única exceção será para missões oficiais autorizadas

26/11/2025

09:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A fuga do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), condenado por participação na trama golpista, levou o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a editar uma determinação proibindo parlamentares de registrarem presença ou votarem pelo sistema eletrônico da Casa enquanto estiverem fora do território nacional. A medida foi publicada no Diário Oficial da Câmara nesta quarta-feira (26).

A exceção será apenas para deputados que estejam em missão oficial previamente autorizada. Fora desse caso, a nova regra impede o uso do aplicativo Infoleg para votos emitidos do exterior — situação que ocorreu com Ramagem, que, mesmo foragido nos Estados Unidos, conseguiu votar no Projeto de Lei Antifacção.

A Mesa Diretora analisa agora se o voto do parlamentar deverá ser anulado.

Parecer técnico: voto no exterior é irregular

O parecer da Secretaria-Geral da Mesa, assinado por Lucas Ribeiro Almeida Júnior, concluiu que não há amparo regimental para votos emitidos por deputados que não estejam no país.

“Não há possibilidade regimental de o Deputado Federal registrar presença ou votar por meio do aplicativo Infoleg enquanto estiver fora do território nacional, visto que não se encontra em missão oficial autorizada”, diz o documento.

A decisão de Hugo Motta acolheu integralmente o parecer e tornou a regra imediata.

Condenação e determinação para perda de mandato

Ramagem foi condenado pelo STF a 16 anos de prisão por atuação na trama golpista que buscou anular as eleições de 2022 e manter Jair Bolsonaro no poder. À época, o parlamentar era diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Nessa terça-feira (25), o Supremo enviou ofício à Câmara determinando que a Casa declare a perda do mandato do deputado, cuja execução da pena já foi ordenada pelo ministro Alexandre de Moraes.

Fuga para Miami e investigação sobre atestados

Mesmo proibido de sair do Brasil e obrigado a entregar todos os passaportes, Ramagem fugiu para Miami, nos Estados Unidos. A Câmara afirmou não ter sido comunicada de sua saída nem ter autorizado missão oficial.

O deputado tem apresentado atestados médicos que cobrem o período de 9 de setembro a 8 de outubro e de 13 de outubro a 12 de dezembro. Esses documentos estão sob análise, já que a fuga contradiz as restrições impostas pelo STF.

A situação reacendeu o debate interno sobre mecanismos de controle e segurança no sistema de votação remota, além de pressionar a Casa a tomar medidas para evitar que casos semelhantes ocorram durante a atual legislatura.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: