Campo Grande (MS), Quarta-feira, 08 de Outubro de 2025

Política / Câmara Federal

Câmara vai votar com urgência projeto que torna crime hediondo a falsificação de bebidas

Presidente Hugo Motta defende punições mais severas e fiscalização rigorosa após casos de intoxicação por metanol

05/10/2025

10:15

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta sexta-feira (3) que o projeto de lei que aumenta as penas e classifica como crime hediondo a falsificação de bebidas e alimentos (PL 2307/2007) será levado ao Plenário o quanto antes. A proposta ganhou prioridade após a aprovação do regime de urgência e diante da repercussão nacional de casos de intoxicação por metanol registrados em São Paulo e Pernambuco, que resultaram em internações graves, perda de visão e mortes.

Relatoria e tramitação acelerada

O deputado Kiko Celeguim (PT-SP) foi designado como relator da matéria, que tipifica como crime hediondo a adição de substâncias que representem risco à vida ou grave ameaça à saúde em bebidas e alimentos.

“Fiz questão de pegar o projeto mais antigo e tornar o crime de falsificação de alimentos e bebidas um crime hediondo. Temos que avançar numa punição séria para os lugares e bares que comercializam esse tipo de produto”, declarou Hugo Motta, em entrevista à CNN Brasil.

Segundo o presidente, a proposta busca endurecer as sanções penais e administrativas, atingindo não apenas os responsáveis pela adulteração, mas também os comerciantes e distribuidores que colocam produtos falsificados no mercado.

“Temos que punir não só quem comete a adulteração, mas também quem comercializa. Multas severas e fiscalização rigorosa são fundamentais para fechar estabelecimentos que vendem bebidas adulteradas”, acrescentou Motta.

Casos recentes reacendem debate sobre segurança alimentar

A iniciativa ganhou força após as denúncias e apreensões de bebidas contaminadas com metanol, que provocaram intoxicações e mortes nos últimos dias.
As investigações apontam que redes de falsificação atuam em larga escala, colocando em risco a saúde pública e evidenciando a fragilidade da fiscalização sobre bebidas alcoólicas no país.

O PL 2307/2007 endurece penas previstas no Código Penal e define como crime hediondo qualquer ato que envolva adulteração, falsificação, fabricação ou comercialização de bebidas e alimentos que possam causar danos graves à saúde humana.

Prioridades legislativas e foco em segurança

Durante a entrevista, Hugo Motta também comentou sobre outras pautas em análise na Câmara. Entre elas, o projeto que trata de anistia e redução de penas a condenados por tentativa de golpe de Estado, relatado por Paulinho da Força (Solidariedade-SP) — que, segundo o presidente, ainda não tem data para votação, pois o relator está dialogando com as bancadas para ajustar o texto.

O parlamentar destacou que o foco da Casa é aprovar projetos voltados à vida prática da população, como as propostas sobre adultização infantil, tarifa social de energia, o programa Mais Especialistas e pautas de segurança pública.

“Segurança é a principal pauta da sociedade. Aprovamos a urgência de oito projetos de lei sobre segurança pública que são consenso entre os secretários estaduais. Até o fim de outubro queremos votar esses textos para atender ao desejo do brasileiro de viver em um país mais seguro”, afirmou Motta.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: