Campo Grande (MS), Segunda-feira, 13 de Outubro de 2025

Saúde / Solidariedade

Dia Nacional da Doação de Órgãos: 156 pessoas já formalizaram registro em cartórios de MS

Ferramenta digital AEDO permite declaração gratuita e segura pela plataforma e-Notariado

24/09/2025

09:30

DA REDAÇÃO

O Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro, reforça a importância da conscientização sobre um gesto capaz de salvar vidas. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 30 mil transplantes foram realizados em 2024, e a expectativa é de crescimento com o avanço da tecnologia notarial.

Desde abril de 2024, os cidadãos podem formalizar sua vontade de doar órgãos de forma simples, gratuita e 100% digital, por meio da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO). A ferramenta já contabiliza 156 registros no Mato Grosso do Sul, fortalecendo a política pública de transplantes no país.

Avanço em Mato Grosso do Sul

Segundo o presidente do Colégio Notarial em MS, Dr. Elder Dutra, a adesão à AEDO representa um marco para o Estado:

“Com a AEDO, os cartórios de notas oferecem ao cidadão um canal seguro e digital para declarar sua vontade de doar órgãos. É uma iniciativa que une tecnologia, responsabilidade social e compromisso com a vida. Estamos orgulhosos de fazer parte desse movimento que salva vidas”, destacou.

Como funciona a AEDO

O processo é realizado pelo site www.aedo.org.br:

  1. Solicitação gratuita do Certificado Digital Notarizado;

  2. Videoconferência com um tabelião de notas;

  3. Assinatura eletrônica do documento, com escolha dos órgãos a serem doados.

A autorização passa a integrar automaticamente a Central Nacional de Doadores de Órgãos, podendo ser consultada por profissionais credenciados do Sistema Nacional de Transplantes. O cidadão pode revogar a decisão a qualquer momento.

Cenário nacional dos transplantes

De acordo com o Ministério da Saúde, os procedimentos mais realizados em 2024 foram:

  • Rim – 6.320;

  • Fígado – 2.454;

  • Córnea – 17.107;

  • Medula óssea – 3.743.

Atualmente, mais de 42 mil pessoas aguardam na fila de transplantes no Brasil. A AEDO surge como instrumento essencial de mobilização, ampliando a esperança de milhares de famílias que dependem da solidariedade para viver.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: