Campo Grande (MS), Sexta-feira, 10 de Outubro de 2025

Política Internacional

Na ONU, Lula lamenta ausência de líder palestino e afirma que “nada justifica o genocídio em Gaza”

Presidente brasileiro criticou decisão do governo Trump de revogar vistos de representantes da Autoridade Palestina e defendeu a criação de um Estado independente como única solução para o conflito

23/09/2025

10:00

DA REDAÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu, nesta terça-feira (23), a 80ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, com um discurso marcado por críticas à exclusão da Autoridade Nacional Palestina (ANP) do evento. Lula lamentou a ausência presencial do presidente Mahmoud Abbas, impedido de viajar aos Estados Unidos após o governo de Donald Trump revogar os vistos de mais de 80 representantes palestinos.

Principais declarações

  • Genocídio em Gaza:
    “Os atentados terroristas perpetrados pelo Hamas são indefensáveis sob qualquer ângulo, mas nada, absolutamente nada, justifica o genocídio em curso em Gaza”, afirmou Lula.

  • Fragilidade democrática:
    O petista considerou “lamentável” que Abbas tenha sido impedido de ocupar a bancada da Palestina, classificando a decisão como um sinal de fragilidade democrática dentro da própria ONU.

  • Fome e deslocamento forçado:
    “Em Gaza, a fome é usada como arma de guerra e o deslocamento forçado de populações é praticado impunemente. Expresso minha admiração aos judeus que, dentro e fora de Israel, se opõem a essa punição coletiva. O povo palestino corre o risco de desaparecer”, disse.

Contexto da crise

  • O conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas já dura quase dois anos e se intensificou a partir de outubro de 2023.

  • A ONU reconhece a Palestina como Estado Observador Não Membro desde 2012, sem direito a voto.

  • Mais de 140 países já reconheceram a Palestina como Estado soberano, incluindo o Brasil.

  • Para Lula, a única solução viável é a criação de dois Estados, com a Palestina convivendo ao lado de Israel e integrada à comunidade internacional.

Sanções dos EUA

Em agosto, o Departamento de Estado norte-americano revogou os vistos de entrada nos EUA de Abbas e outros dirigentes da ANP e da OLP (Organização para a Libertação da Palestina), acusando-os de associações com o “terrorismo” e de minar as perspectivas de paz.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: