Campo Grande (MS), Sábado, 11 de Outubro de 2025

Política Internacional

Trump avalia ampliar sanções via Lei Magnitsky contra STF e mira PF e PGR

Delegados da Polícia Federal e integrantes da Procuradoria-Geral da República podem perder vistos para os EUA; nova rodada amplia tensão diplomática

22/09/2025

20:45

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estuda aplicar novas sanções contra autoridades brasileiras, incluindo ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), integrantes da Polícia Federal (PF) e da Procuradoria-Geral da República (PGR). As medidas fazem parte da estratégia de retaliação iniciada após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado e outros crimes.

Sanções previstas

Segundo fontes em Washington, a Casa Branca deve anunciar em breve a revogação dos vistos de entrada nos EUA de delegados da PF e de servidores da PGR que atuaram em investigações contra políticos e militantes de direita. O atual procurador-geral da República, Paulo Gonet, já foi alvo da medida em julho e, mesmo com dupla cidadania, não pode recorrer ao passaporte português para entrar em território norte-americano.

Entre os nomes em discussão estão:

  • Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal

  • Fabio Shor, delegado responsável por inquéritos envolvendo bolsonaristas

Lei Magnitsky em análise

Além das restrições de visto, Trump e assessores discutem ampliar a aplicação da Lei Magnitsky, mecanismo que impõe sanções financeiras e bloqueio de ativos a estrangeiros acusados pelos EUA de violações de direitos humanos ou corrupção.

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, e sua esposa, Viviane Barci de Moraes, já foram incluídos na lista em julho e setembro, respectivamente. Agora, outros magistrados da Corte podem ser alvos em um processo que, segundo analistas, pode levar meses para se consolidar.

Escalada diplomática

O novo pacote de punições mira autoridades ligadas a operações que resultaram na derrubada de perfis em redes sociais e na responsabilização de Bolsonaro. A medida é vista no Itamaraty como um agravamento da crise diplomática entre Brasil e EUA, em um momento em que Washington reforça o alinhamento com setores da direita brasileira.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: