Campo Grande (MS), Sábado, 11 de Outubro de 2025

Política Internacional / Saúde

Trump sugere ligação entre paracetamol na gravidez e autismo, sem provas científicas

Fabricante do Tylenol e especialistas classificam fala como irresponsável e alertam para riscos à saúde das gestantes

23/09/2025

07:45

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (22) que a FDA (Agência de Alimentos e Medicamentos) recomendará que grávidas evitem o uso de paracetamol, sugerindo uma possível relação entre o medicamento e o aumento de casos de autismo no país. A declaração foi feita em coletiva ao lado do secretário da Saúde, Robert F. Kennedy Jr., mas não foi acompanhada de evidências científicas.

Segundo Trump, o paracetamol deveria ser utilizado apenas sob recomendação médica específica. Ele chegou a citar Cuba como exemplo, dizendo que o país teria índices menores de autismo por não dispor de Tylenol, marca mais popular do fármaco.

Especialistas rebatem

Médicos e cientistas reagiram imediatamente. O presidente do Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas, Steven Fleischman, classificou a fala como “irresponsável”.

“O anúncio de hoje não é apoiado por evidências científicas e simplifica perigosamente as muitas e complexas causas dos problemas neurológicos em crianças”, alertou.

Pesquisadores reforçam que o aumento nos diagnósticos de autismo está ligado principalmente à ampliação dos critérios médicos e aos avanços nos métodos de identificação, e não ao uso de analgésicos.

A fabricante do Tylenol, Kenvue, também repudiou a declaração.

“Discordamos veementemente de qualquer sugestão contrária à ciência independente. Estamos profundamente preocupados com o risco que isso representa para a saúde das mulheres grávidas”, disse Melissa Witt, porta-voz da empresa, ao The New York Times.

Decisão paralela da FDA

Ainda nesta segunda-feira, a FDA anunciou que iniciou o processo de aprovação da leucovorina como tratamento para crianças com autismo associado à deficiência de folato cerebral (DFC). O medicamento, já usado contra câncer e anemia, apresentou resultados positivos em estudos ao melhorar a comunicação verbal em pacientes desse perfil.

Segundo nota da agência, indivíduos com deficiência de folato no cérebro podem apresentar atrasos no desenvolvimento, convulsões e dificuldades motoras, sintomas que podem ser reduzidos com a leucovorina.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: