Campo Grande (MS), Sábado, 20 de Setembro de 2025

Política / Justiça

Bolsonaristas pressionam por anistia ampla e veem relator Paulinho da Força com desconfiança

Deputados do PL querem incluir perdão a Jair Bolsonaro no texto; relator defende redução de penas e aproximação com STF e Senado

19/09/2025

08:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Deputados bolsonaristas se mobilizam para ampliar o alcance do projeto de anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro, defendendo que o texto também contemple o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos de prisão. O grupo, no entanto, demonstra desconfiança em relação ao relator da proposta, o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), aliado histórico do sindicalismo, ex-apoiador de Lula e próximo ao ministro Alexandre de Moraes.

Relator defende redução de penas

Paulinho declarou nesta quinta-feira (18) que pretende apresentar um texto voltado à redução de penas, e não a uma anistia ampla. Segundo ele, a proposta deve ser construída em diálogo com o Senado e o STF, buscando uma solução “de meio-termo” que permita a pacificação política.

Apesar da resistência, bolsonaristas evitam ataques diretos ao relator e falam em “manter diálogo”, tentando convencê-lo a incluir o perdão total, inclusive a Bolsonaro. Caso não consigam, planejam apresentar emendas e destaques em plenário.

Pressão por anistia total

O deputado Zé Trovão (PL-SC) disse que, se o relator apresentar um texto “conforme o desejo do STF”, o PL tentará emplacar destaques que contemplem a anistia plena:

“Vamos ver se a Câmara vai decidir votar uma anistia que não é anistia ou se realmente quer pacificar o Brasil”, afirmou.

Nas redes sociais, o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), reforçou que a prerrogativa do Congresso é conceder anistia, graça ou indulto (artigo 48 da Constituição), não reduzir penas — o que seria papel exclusivo do Judiciário.

“É hora de dialogar sobre o texto que devolva justiça e pacificação ao país”, declarou.

Divisão entre partidos

A votação expressiva de 311 deputados a favor da urgência do projeto animou o PL, que vê espaço para avançar com sua tese. No entanto, líderes de partidos como União Brasil, PP, Republicanos e PSD afirmam que apoiam a redução de penas, mas não dariam votos suficientes para uma anistia ampla.

Essas legendas já se articulam em torno da candidatura de Tarcísio de Freitas (Republicanos) para 2026 e acreditam que a redução da pena de Bolsonaro poderia levá-lo a apoiar o governador paulista.

Divergências internas

Enquanto Sóstenes Cavalcante saiu em defesa de Paulinho, classificando-o como “crítico ferrenho do governo Lula”, outros líderes, como Marcel Van Hattem (Novo-RS), insistem em defender uma “anistia total”. Ele declarou que o relator pode mudar de posição após ouvir deputados da direita e que, em última instância, a Câmara pode aprovar emendas em plenário.

“A Câmara pode tirar esse tema do debate presidencial do ano que vem e pacificar as relações, anistiando o ex-presidente já agora”, disse Van Hattem.

Na mesma linha, Domingos Sávio (PL-MG) afirmou que anistiar crimes contra o Estado democrático de Direito não seria inconstitucional e que o número de votos já favoráveis à urgência contradiz o argumento do centrão de que a anistia ampla não teria apoio.

Contexto político

Paulinho da Força já chamou os envolvidos nos atos de “terroristas”, mas desde então rompeu com o governo e tem feito críticas ao presidente Lula. O movimento bolsonarista aposta nessa nova postura para tentar ampliar o alcance do projeto.

A expectativa é de que o texto final chegue ao plenário nos próximos dias, colocando à prova a capacidade de articulação entre Centrão, PL, oposição e STF em torno de um tema que divide o Congresso e a sociedade.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: