Campo Grande (MS), Terça-feira, 16 de Setembro de 2025

Política / Justiça

Câmara aprova PEC da Blindagem em 1º turno com 353 votos favoráveis

Texto estabelece que prisões e investigações contra parlamentares dependam de aval do Congresso; proposta ainda precisa ser votada em 2º turno

16/09/2025

20:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (16) em primeiro turno a PEC da Blindagem (Proposta de Emenda à Constituição n° 3/2021), que limita a atuação da Justiça sobre parlamentares. Pelo texto, prisões e investigações contra deputados e senadores só poderão ocorrer com autorização do Congresso Nacional.

A medida recebeu 353 votos favoráveis e 134 contrários, ultrapassando o mínimo necessário para aprovação de uma PEC. O texto segue agora para votação em segundo turno na própria Câmara antes de ser analisado pelo Senado.

O que muda com a PEC da Blindagem

  • Qualquer pedido de prisão ou investigação deverá ser apreciado pelo Congresso em até 90 dias;

  • A votação será secreta e exigirá maioria simples: 257 deputados ou 41 senadores;

  • Exceção: crimes inafiançáveis ou cometidos em flagrante, em que a investigação pode começar imediatamente. Mesmo nesses casos, o Congresso deve deliberar em até 24 horas se mantém ou revoga a prisão;

  • Parlamentares passam a ser considerados “invioláveis civil e penalmente” por suas opiniões, palavras e votos, cabendo apenas responsabilização ético-disciplinar no âmbito das Casas Legislativas;

  • Presidentes nacionais de partidos com representação no Parlamento serão julgados diretamente pelo STF.

Articulação política

A aprovação foi interpretada como vitória do Centrão e da oposição, especialmente após a recente condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e 3 meses de prisão pelo STF.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), trocou o relator do projeto em gesto ao grupo: saiu Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), próximo a Bolsonaro, e entrou Cláudio Cajado (PP-BA), aliado do presidente da Câmara e articulador do Centrão, Arthur Lira (PP-AL).

A proposta foi apresentada originalmente por Celso Sabino (União-PA), atual ministro do Turismo, como reação à prisão do ex-deputado Daniel Silveira, condenado em 2022 a 8 anos e 9 meses de prisão por crimes contra o Estado Democrático de Direito.

Anistia em pauta

Com a PEC aprovada em 1º turno, a expectativa agora recai sobre a votação da anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro. Hugo Motta convocou reunião com líderes partidários para quarta-feira (17) e já sinalizou preferência por discutir uma redução de penas em vez de uma anistia “ampla, geral e irrestrita”.

Essa posição é semelhante à do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que rejeita qualquer proposta que inclua o ex-presidente Jair Bolsonaro entre os beneficiados.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: