Campo Grande (MS), Terça-feira, 16 de Setembro de 2025

Política / Economia

Desemprego cai a 5,6% em julho e atinge menor nível da série histórica iniciada em 2012, aponta IBGE

População ocupada chega a 102,4 milhões, com recorde de empregos com carteira assinada; Lula celebra resultado como sinal de “Brasil mais forte”

16/09/2025

10:00

DA REDAÇÃO

Número de empregados celetistas do setor privado, ou seja, aqueles com carteira de trabalho assinada, foi recorde (39,1 milhões), mostrando estabilidade no trimestre e crescendo 3,5% (mais 1,3 milhão de pessoas) no ano

O mercado de trabalho brasileiro registrou um marco histórico no trimestre encerrado em julho de 2025. A taxa de desemprego caiu para 5,6%, a menor da série histórica iniciada em 2012, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), divulgada nesta terça-feira (16.set) pelo IBGE.

No mesmo período, a população desocupada caiu para 6,118 milhões, menor contingente desde o fim de 2013, quando o número havia ficado em 6,1 milhões.

Recorde de ocupação e empregos formais

A população ocupada atingiu 102,4 milhões de pessoas, recorde absoluto, com o nível de ocupação chegando a 58,8%, o maior já registrado. O número de empregados com carteira assinada também bateu novo patamar histórico, alcançando 39,1 milhões de trabalhadores.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebrou os resultados nas redes sociais:

“Desemprego em queda, na mínima histórica. Recorde de empregos com carteira assinada. Aumento de renda. Dados que mostram um Brasil mais forte.”

Análise do IBGE

De acordo com o analista da pesquisa, William Kratochwill, os indicadores refletem a dinâmica positiva do mercado de trabalho:

“Temos crescimento da ocupação e redução da subutilização da mão de obra. As pessoas que deixam a população desocupada não estão saindo da força de trabalho ou caindo no desalento, estão realmente ingressando no mercado de trabalho.”

Informalidade em queda

A taxa de informalidade recuou para 37,8%, abaixo do trimestre anterior (38%) e inferior ao mesmo período de 2024 (38,7%).

Setores em destaque

O crescimento da ocupação no trimestre foi puxado por:

  • Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura: +206 mil pessoas (+2,7%)

  • Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas: +260 mil (+2%)

  • Administração pública, saúde e educação: +522 mil (+2,8%)

Na comparação anual, cinco setores se destacaram:

  • Indústria Geral: +580 mil (+4,6%)

  • Comércio e reparação de veículos: +398 mil (+2,1%)

  • Transporte, armazenagem e correio: +360 mil (+6,5%)

  • Informação e atividades financeiras/profissionais: +480 mil (+3,8%)

  • Administração pública, saúde e educação: +677 mil (+3,7%)

Trabalho por conta própria e CLTs

  • Empregados com carteira assinada: 39,1 milhões (recorde histórico, +3,5% no ano)

  • Trabalhadores por conta própria: 25,9 milhões (recorde, +4,2% no ano)

  • Empregados sem carteira assinada: 13,5 milhões (estabilidade)

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: