Campo Grande (MS), Segunda-feira, 15 de Setembro de 2025

Política / Câmara Federal

Motta adia votação da anistia e articula alternativa com STF, Senado e governo Lula

Presidente da Câmara busca reduzir danos políticos e avaliar saída que envolva diminuição de penas, mas sem perdão irrestrito a Bolsonaro

15/09/2025

17:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), trabalha para postergar a votação da anistia a Jair Bolsonaro (PL) enquanto costura uma solução que não afronte o Supremo Tribunal Federal (STF) nem endosse a proposta do PL de um perdão amplo e irrestrito.

Segundo aliados, Motta avalia que uma decisão definitiva só será possível com um acordo que envolva o STF, o Senado e o Palácio do Planalto. A estratégia, no entanto, desagrada bolsonaristas, que pressionam por votação imediata após a condenação de Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão pela Primeira Turma do STF, no último dia 11.

A posição de Hugo Motta

Apesar da pressão, Motta já sinalizou a interlocutores que não pretende levar a anistia ao plenário tão cedo. Ele teria dito que, se fosse favorável ao texto, já teria pautado a matéria. A avaliação interna é de que a tramitação deve demorar, especialmente porque qualquer saída precisa ser aceita pelos três Poderes para não gerar novos impasses.

Um dos caminhos discutidos é a proposta defendida também pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP): um projeto que reduza penas dos condenados por tentativa de golpe, incluindo os réus do 8 de Janeiro e até Bolsonaro, mas sem conceder perdão eleitoral.

“A redução de penas é vista como contenção de danos. Seria uma forma de aliviar a pressão social, sem comprometer a legitimidade do STF”, avalia um deputado próximo a Motta.

Disputa no Congresso

A pauta da semana na Câmara opõe diretamente PT e PL. Enquanto os bolsonaristas exigem votar a anistia, o governo Lula prioriza o projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais.

Integrantes da base governista avaliam que o requerimento de urgência da anistia pode até ser colocado em votação antes do IR, mas defendem que seja derrotado para enterrar o assunto. O Planalto, contudo, só deve apoiar essa estratégia após garantir votos suficientes contra a urgência.

Repercussão internacional

Parlamentares do centrão também monitoram a reação dos Estados Unidos à condenação de Bolsonaro. Um líder ouvido pela reportagem classificou o momento como de “compasso de espera”, lembrando que eventuais retaliações do governo Trump podem alterar o ambiente político em Brasília.

Divisões internas

O PL insiste em um texto que inclua Bolsonaro e restabeleça seus direitos políticos, mas o centrão resiste. Interlocutores próximos de Motta e partidos aliados defendem que o ex-presidente até poderia ter prisão domiciliar assegurada, mas sem retorno às urnas.

O projeto sugerido pelo líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), que prevê perdão eleitoral e anistia a crimes desde 2019, foi rechaçado por Motta. Já a alternativa da redução de penas teria apoio parcial de partidos de centro e até de setores da esquerda.

Obstáculos políticos

A ministra Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais) já articulou com partidos do centrão para frear a medida, e o governo ameaça retirar cargos de parlamentares que insistirem na anistia. Além disso, ministros do STF já advertiram que um perdão amplo seria inconstitucional.

Motta, portanto, busca uma saída que tranque o tema de forma definitiva, evitando que volte à pauta em derrotas sucessivas. Entre as alternativas ventiladas está até a aprovação de uma PEC das prerrogativas, que atenderia demandas do centrão e permitiria postergar a discussão sobre a anistia.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: