Política
Lula promete blindar pequenos produtores da Amazônia contra tarifa de Trump
Presidente anuncia fundo de financiamento e destaca combate ao crime organizado em entrevista à Rede Amazônica
09/09/2025
07:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) garantiu, nesta terça-feira (9), que nenhum pequeno produtor da Região Norte será prejudicado pela tarifa de 50% sobre produtos brasileiros imposta pelo governo dos Estados Unidos. Em entrevista à Rede Amazônica, afiliada da TV Globo, o chefe do Executivo afirmou que o governo já criou um fundo de financiamento para apoiar quem for afetado pela medida.
“Nenhum pequeno produtor de açaí, de mel, de castanha, será prejudicado porque o governo não vai permitir que pequenos e médios produtores sejam prejudicados por isso. Nós já criamos um fundo para ajudar a financiar quem possivelmente tem o problema”, declarou Lula.
Na entrevista, o presidente também abordou a atuação do governo no enfrentamento ao crime organizado. Segundo ele, operações recentes atingiram estruturas antes intocáveis, chegando a setores da economia de alto impacto.
“O crime organizado, hoje, está em tudo quanto é lugar. Está no futebol, na justiça, na política, em todas as instituições. Fizemos a maior operação da história contra o narcotráfico e chegamos à Faria Lima, nas fintechs e nas empresas de jogos”, afirmou.
Questionado sobre críticas à rede hoteleira de Belém, que sediará a COP30, Lula assegurou que o governo está investindo em habitação e infraestrutura na região. Segundo ele, a conferência do clima será uma oportunidade para mostrar a Amazônia ao mundo.
Lula desembarca nesta manhã em Manaus, onde inaugura às 11h30 (horário de Brasília) o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia). Ele disse sentir “muito orgulho” de entregar o espaço.
O presidente também anunciou que pretende visitar, nas próximas semanas, o Território Indígena Yanomami, em Roraima, para acompanhar de perto a situação da população local.
“Os Yanomami precisam viver com dignidade e serem tratados com respeito pelo governo federal”, destacou.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Revisão da Lei Magnitsky expõe racha entre aliados de Eduardo Bolsonaro e gera troca de ataques nas redes
Leia Mais
Alexandre de Moraes agradece Lula por retirada de sanções da Lei Magnitsky
Leia Mais
Moraes agradece atuação de Lula após EUA retirarem sanções impostas pela Lei Magnitsky
Leia Mais
Sicredi reúne conselheiros do FCO/MS e reforça compromisso com ampliação do crédito em 2025
Municípios