Campo Grande (MS), Segunda-feira, 01 de Setembro de 2025

Política / Justiça

PGR defende manutenção da prisão de Braga Netto no STF

General da reserva é acusado de obstruir investigações da trama golpista e será julgado junto com Bolsonaro a partir desta terça-feira

01/09/2025

17:15

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou nesta segunda-feira (1º/9) ao Supremo Tribunal Federal (STF) um parecer contrário ao pedido de soltura apresentado pela defesa do general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro e candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro (PL) em 2022.

Braga Netto está preso desde dezembro de 2024, acusado de obstruir as investigações sobre a tentativa de golpe de Estado que buscou impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele integra o núcleo crucial da trama golpista, cujo julgamento terá início nesta terça-feira (2), na Primeira Turma do STF.

Fundamentação da PGR

Na manifestação, Gonet sustentou que não há elementos novos que justifiquem a revisão da prisão:

“Reiteram-se as manifestações ministeriais de 11.7.2025 e 29.7.2025, no sentido da permanência dos motivos que fundamentaram a custódia provisória, ante a ausência de fatos novos que alterem o quadro fático-probatório para justificar a revogação ou a readequação da medida”, afirmou.

Decisão anterior de Moraes

No mês passado, o ministro Alexandre de Moraes havia mantido a prisão do general, apontando indícios de participação ativa na tentativa de golpe de Estado. O magistrado destacou ainda que Braga Netto teria tentado acessar dados sigilosos da delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e colaborador da investigação.

Defesa nega obstrução

A defesa do militar nega qualquer tentativa de obstrução e voltou a pedir a liberdade do réu. O novo parecer da PGR deve ser analisado por Moraes antes de eventual decisão sobre o recurso.

Contexto

Braga Netto é o único réu preso entre os oito acusados do núcleo central da trama golpista, que inclui Jair Bolsonaro e ex-ministros militares. Eles respondem por crimes como organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: