Política / Justiça
‘The Economist’ diz que julgamento de Bolsonaro é ‘lição de democracia’ para os EUA
Revista britânica coloca ex-presidente na capa e afirma que Brasil se tornou exemplo contra a “febre populista”
28/08/2025
15:15
DA REDAÇÃO
Jair Bolsonaro na capa da revista britânica 'The Economist' — Foto: Reprodução
A revista britânica “The Economist”, uma das mais influentes do mundo, destacou em sua edição desta semana o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, que começa no próximo dia 2 de setembro no Supremo Tribunal Federal (STF).
Em sua capa, a publicação retrata Bolsonaro com o rosto pintado de verde e amarelo e usando um chapéu semelhante ao de um dos extremistas que invadiram o Capitólio dos EUA em 2021, durante o governo de Donald Trump. A imagem reforça a comparação feita pela revista, que chama o brasileiro de “Trump dos trópicos”.
O julgamento de Bolsonaro é descrito como uma “lição de democracia” para os Estados Unidos, país que, segundo a revista, “está se tornando mais corrupto, protecionista e autoritário”.
A publicação avalia que Bolsonaro e seus aliados provavelmente serão considerados culpados pelo STF por tentativa de golpe.
A revista afirma que o golpe fracassou “por incompetência, e não por falta de intenção”.
O caso brasileiro é tratado como um teste da capacidade de países superarem a “febre populista”, citando exemplos dos EUA, Reino Unido e Polônia.
Na reportagem, a “The Economist” faz paralelos entre as ações de Bolsonaro e medidas recentes de Donald Trump, incluindo:
A imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.
O uso da Lei Magnitsky contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.
A tentativa de interferir no Federal Reserve (Fed).
As ameaças a cidades controladas por adversários democratas.
“Ao contrário de seus pares nos Estados Unidos, muitos dos políticos tradicionais do Brasil, de todos os partidos, querem seguir as regras e progredir por meio de reformas. Essas são as marcas da maturidade política. Pelo menos temporariamente, o papel do adulto democrático do hemisfério ocidental se deslocou para o sul”, destaca o texto.
O julgamento de Bolsonaro ocorre em meio a sua prisão domiciliar e a tensões com o STF, que ampliaram as divisões políticas no Brasil. Para a revista, a postura das instituições brasileiras frente ao ex-presidente reforça um contraste com os EUA, onde Trump ainda mantém força política mesmo após denúncias e investigações.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mega-Sena acumula e próximo prêmio chega a R$ 8 milhões
Leia Mais
Brasil e México abrem mercados para novos produtos agrícolas e ampliam cooperação bilateral
Leia Mais
STF forma maioria para rejeitar recurso e manter prisão de Robinho no Brasil
Leia Mais
Julgamento de Bolsonaro coloca crimes contra a democracia em debate e deve consolidar jurisprudência no STF
Municípios