Campo Grande (MS), Terça-feira, 19 de Agosto de 2025

Economia / Emprego

Mato Grosso do Sul registra 4ª menor taxa de desemprego do Brasil, segundo IBGE

Estado alcança índice histórico de 2,9% e fica atrás apenas de Santa Catarina, Rondônia e Mato Grosso no ranking nacional

16/08/2025

08:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Mato Grosso do Sul atingiu no segundo trimestre de 2025 a menor taxa de desemprego da série histórica da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), iniciada em 2012. O índice de 2,9%, divulgado nesta sexta-feira (15) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), coloca o Estado na 4ª posição entre os menores níveis de desocupação do país.

O resultado sul-mato-grossense acompanha a tendência de queda verificada em 18 unidades da federação entre abril e junho, em comparação com o trimestre anterior. No total, 11 estados registraram seus menores índices de desemprego desde o início da série histórica.

Ranking nacional de menores taxas de desemprego

  1. Santa Catarina – 2,2%

  2. Rondônia – 2,3%

  3. Mato Grosso – 2,8%

  4. Mato Grosso do Sul – 2,9%

  5. Espírito Santo – 3,1%

Contexto nacional

No Brasil, a taxa de desocupação caiu de 7% para 5,8%, o menor patamar já registrado pela Pnad Contínua. Foi a primeira vez que o índice nacional ficou abaixo de 6%, consolidando a recuperação do mercado de trabalho.

No Nordeste, estados como Alagoas (7,5%), Bahia (9,1%) e Paraíba (7%) também atingiram os menores índices de suas séries. Já Pernambuco segue com a maior taxa do país (10,4%), sendo a única acima de dois dígitos, seguido por Bahia (9,1%) e Distrito Federal (8,7%).

Análise local

A diretora-presidente da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), Marina Dobashi, destacou o impacto dos investimentos recentes no resultado.

“Investimentos recentes e a chegada de novos empreendimentos impulsionaram a geração de vagas, especialmente nos setores de serviços e indústria. Para o segundo semestre, a expectativa é de manutenção do mercado aquecido, mas com crescimento moderado, e maior absorção no comércio devido às datas sazonais”, afirmou.

Panorama

O levantamento do IBGE incorpora projeções populacionais mais recentes, que levam em conta o Censo Demográfico de 2022 e outras fontes atualizadas em 2024. Esses ajustes reforçam a precisão das estatísticas e apontam para uma tendência de estabilidade com leve crescimento da ocupação em Mato Grosso do Sul nos próximos meses.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: