Campo Grande (MS), Quarta-feira, 20 de Agosto de 2025

Política / Justiça

Alcolumbre barra impeachment de Moraes e encerra motim de bolsonaristas no Senado

Presidente do Congresso afirma que prerrogativa é exclusiva da presidência e recusa negociações durante ocupação do plenário

08/08/2025

07:45

DA REDAÇÃO

©ARQUIVO

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), impôs uma derrota ao bolsonarismo ao negar andamento ao pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A decisão foi acompanhada pela retomada do controle do plenário nesta quinta-feira (7), após dois dias de ocupação por senadores bolsonaristas em protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo o líder do PSB no Senado, Cid Gomes (CE), Alcolumbre foi categórico:

“Não há hipótese de que eu coloque para votar essa matéria [impeachment de Moraes]”, teria dito o presidente da Casa em reunião com líderes na noite de quarta-feira (6).

Assinaturas sem efeito prático

O movimento bolsonarista afirma ter reunido 41 assinaturas — a maioria dos 81 senadores — para apoiar o impeachment. Entre os signatários está Jayme Campos (União Brasil-MT), que mesmo assim se colocou contra o motim e respaldou Alcolumbre.

Apesar do valor simbólico, o número não tem efeito no regimento interno: cabe exclusivamente ao presidente do Senado decidir se o pedido será pautado, mesmo que haja unanimidade de assinaturas.

Reuniões e recado à oposição

Na quarta-feira, Alcolumbre recebeu líderes de bancada em sua residência, onde reafirmou que não negociaria nenhuma pauta com o plenário bloqueado. Ele também deixou claro que encerraria o diálogo com os bolsonaristas caso a ocupação não fosse desfeita até a manhã de quinta.

Após conversas no gabinete da senadora Tereza Cristina (PP-MS), líderes da oposição, como Rogério Marinho (PL-RN), anunciaram a retirada do grupo do plenário. Marinho celebrou a obtenção da 41ª assinatura, dada pelo senador Laércio Oliveira (PP-SE), e voltou a pressionar pela abertura do processo.

Estratégia diferente da Câmara

A condução de Alcolumbre contrastou com a do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), que precisou atravessar um corredor de parlamentares rebelados para chegar à sua cadeira, sendo auxiliado por Arthur Lira (PP-AL) para retomar o controle do plenário.

“Pacote da paz”

O impeachment de Moraes faz parte do chamado “pacote da paz” defendido por aliados de Bolsonaro, que inclui ainda:

  • Anistia a processados por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro;

  • PEC do fim do foro privilegiado para parlamentares, mantendo a prerrogativa para presidente e vice.

Uma reunião para tratar de projetos de interesse da oposição estava marcada para esta quinta-feira, mas foi adiada para a próxima semana.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: