Campo Grande (MS), Quarta-feira, 20 de Agosto de 2025

Política / Câmara Federal

Hugo Motta diz que não pautou anistia a golpistas por falta de maioria entre líderes

Presidente da Câmara nega ter oferecido contrapartidas a bolsonaristas para encerrar motim no Congresso

07/08/2025

20:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta quinta-feira (7) que o projeto de lei que concede anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de Janeiro não foi pautado por falta de maioria favorável nas reuniões de líderes partidários. Segundo ele, o tema poderá voltar à discussão, caso haja mudança no posicionamento da base parlamentar.

“Esse projeto não foi à pauta porque, ao levá-lo ao colégio de líderes, a maioria do colégio, inclusive com deputados que representavam partidos com mais de 400 parlamentares, optou por não levar à pauta”, declarou Motta ao Metrópoles. “Essa foi uma decisão do colégio. Por isso esse projeto não foi pautado.”

Pressão bolsonarista e obstrução no Congresso

Entre terça (5) e quarta-feira (6), parlamentares bolsonaristas promoveram obstrução física nos plenários da Câmara e do Senado para pressionar a votação do PL da Anistia, a análise da PEC do fim do foro privilegiado e a abertura de um processo de impeachment contra o ministro do STF, Alexandre de Moraes.

Motta afirmou que a presidência da Casa “não pode ter preconceito com uma pauta” e que cabe ao presidente respeitar a vontade da maioria. Ele disse esperar que a oposição retome o debate nas próximas reuniões de líderes.

Negativa sobre contrapartidas

O presidente da Câmara também negou que tenha oferecido contrapartidas à oposição para que o motim fosse encerrado. Integrantes do grupo alegaram na quarta-feira que Motta teria se comprometido a pautar demandas bolsonaristas em troca da liberação do plenário.

“A presidência da Câmara é inegociável, quero que isso fique bem claro. A retomada dos trabalhos não está vinculada a nenhuma pauta. O presidente da Câmara não negocia suas prerrogativas, nem com a oposição, nem com o governo, nem com ninguém”, reforçou.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: