Campo Grande (MS), Sábado, 23 de Agosto de 2025

Política / Economia

Eduardo Leite responsabiliza família Bolsonaro por tarifaço dos EUA e pede apoio a Alckmin

Governador do RS afirma que postura da família do ex-presidente contribuiu para sanções de Trump contra o Brasil

06/08/2025

17:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), atribuiu à família do ex-presidente Jair Bolsonaro a principal responsabilidade pela decisão dos Estados Unidos de aplicar tarifas extras às importações brasileiras. A declaração foi dada nesta quarta-feira (6) após reunião no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) com o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin (PSB).

“A responsabilidade maior está na família Bolsonaro, não há dúvidas disso. Eles mesmo avocam”, afirmou Leite aos jornalistas.

Apesar da crítica direta ao clã bolsonarista, o governador reconheceu que manifestações do presidente Lula (PT) também contribuíram para um clima de tensão diplomática com o governo Trump, sugerindo que declarações públicas acirradas não ajudam na construção de pontes entre os países.

“Firmeza não tem relação com grosserias, ataques. O governo do Canadá, por exemplo, reage com sobriedade, mesmo sendo alvo constante de Trump”, comparou.

Setores gaúchos atingidos pelo tarifaço

Durante o encontro com Alckmin, Leite buscou alternativas para amenizar os efeitos do tarifaço sobre a economia gaúcha. Ele citou setores duramente afetados, como:

  • Indústria de armas e munições

  • Produtos de metal

  • Couro e calçados

  • Produtos de madeira

“Há uma busca por nova lista de exceções e a expectativa é de que possam incluir mais produtos. Um caso que merece especial atenção é o de armas e munições”, destacou.

Alckmin articula com os EUA

Segundo Leite, o vice-presidente Alckmin relatou que tem conversado com o secretário de Comércio dos Estados Unidos e outros representantes da gestão Trump, com o objetivo de reverter ou ao menos flexibilizar a medida.

“Vejo muito esforço da parte do vice-presidente. Ele está atento ao impacto econômico e aberto a construir alternativas de negociação internacional”, disse.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: