Campo Grande (MS), Terça-feira, 19 de Agosto de 2025

Política / Senado Federal

Alcolumbre reage a protestos e diz que não aceitará chantagens no Senado

Presidente da Casa cobra retomada das atividades legislativas e enfrenta pressão de senadores bolsonaristas acampados no plenário

06/08/2025

16:00

DA REDAÇÃO

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), declarou nesta quarta-feira (6) que não aceitará chantagens nem ameaças diante da crise instalada no Congresso Nacional, após a ocupação da Mesa do plenário por senadores da base bolsonarista, em protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

"Não vou aceitar chantagens. Não vou aceitar ser ameaçado e o Senado voltará a funcionar. Não abrirei mão de minhas prerrogativas", afirmou Alcolumbre, segundo interlocutores presentes na reunião realizada na Residência Oficial do Senado com líderes da base governista.

Bloqueio no plenário e suspensão das sessões

O protesto dos parlamentares da oposição teve início na terça-feira (5), com a ocupação física da Mesa Diretora do plenário do Senado, o que impediu a realização das sessões previstas. A ação é um ato simbólico contra a prisão cautelar imposta a Bolsonaro pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A mobilização se estendeu também à Câmara dos Deputados, e levou Alcolumbre e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a cancelarem todas as sessões previstas para o dia 5 de agosto.

Oposição boicota reunião e cobra diálogo direto

Senadores da oposição se recusaram a participar do encontro com Alcolumbre e exigiram uma reunião exclusiva com o presidente do Senado, sem a presença de lideranças da base governista. A decisão foi tomada após articulação do líder da oposição, senador Rogério Marinho (PL-RN), que reforçou a insatisfação com a condução do Senado diante dos desdobramentos envolvendo Bolsonaro.

“O nosso grupo decidiu que não atenderá ao chamado de Alcolumbre nestas condições. É preciso que haja isenção na mediação deste impasse”, teria dito Marinho, segundo aliados.

Crise institucional e tensão no Congresso

A prisão domiciliar de Jair Bolsonaro, decretada na segunda-feira (4), desencadeou uma nova onda de tensões entre o Poder Judiciário e parlamentares aliados do ex-presidente, que pedem o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, além de criticar o que consideram uma escalada de “autoritarismo” do STF.

Enquanto parte da oposição pressiona pela abertura do processo, líderes do centrão e da base governista descartam apoio à pauta, considerada inviável politicamente — como já declarou o senador Ciro Nogueira (PP-PI).


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: