Campo Grande (MS), Terça-feira, 19 de Agosto de 2025

Política Internacional

Parlamentares dos EUA tentam barrar tarifaço de Trump após visita de senadores brasileiros

Democratas articulam revogação de sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, enquanto empresários alertam para risco energético: “sem transformadores, apaga a luz”

31/07/2025

18:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Após a visita de uma comitiva de senadores brasileiros liderada por Nelsinho Trad (PSD-MS) aos Estados Unidos, parlamentares norte-americanos intensificaram as movimentações para barrar a tarifa de 50% imposta pelo presidente Donald Trump sobre produtos brasileiros. A medida, que deve entrar em vigor nos próximos dias, gerou repercussão no Congresso dos EUA e preocupação no setor produtivo americano.

Democratas preparam proposta com tramitação prioritária

Nesta quinta-feira (31), os senadores Jeanne Shaheen, Tim Kaine, Chuck Schumer e Ron Wyden anunciaram que vão apresentar um projeto de resolução com trâmite prioritário no Senado dos EUA para suspender a nova tarifa. Eles acusam Trump de abuso de poder, ao invocar a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA) para justificar a sobretaxa, sob o argumento de que o Supremo Tribunal Federal do Brasil representa uma ameaça à segurança nacional americana.

Segundo os parlamentares, a tarifa é uma retaliação disfarçada às decisões da Justiça brasileira contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. “A economia não deveria ser usada da maneira como Trump está conduzindo. Isso é um erro político”, disse o senador Thom Tillis, único republicano presente nas reuniões com os senadores brasileiros.

Justiça dos EUA analisa legalidade da medida

Tribunais federais americanos analisam ações judiciais que questionam a legalidade da decisão da Casa Branca. Advogados argumentam que a motivação alegada por Trump não possui respaldo legal e configura precedente perigoso na utilização da IEEPA para fins políticos.

Empresários alertam para risco energético e aumento de preços

Em reuniões com os senadores brasileiros em Washington, representantes de grandes empresas — como ExxonMobil, Amazon, PepsiCo, Lockheed Martin e Marsmanifestaram preocupação com o impacto da tarifa sobre cadeias produtivas essenciais.

Um dos setores mais atingidos é o de infraestrutura energética. A tarifa afeta transformadores de alta tensão, responsáveis pela transmissão elétrica nos EUA. Em 2024, os EUA importaram US$ 541 milhões em transformadores brasileiros, o que representa 82% das exportações brasileiras desses equipamentos no primeiro semestre de 2025. Empresários alertaram:

“Se os transformadores brasileiros não forem entregues até 2027, apaga a luz”.

Além da energia, há impacto direto na construção civil, alimentação e cadeia automotiva. O preço da carne moída nos EUA já subiu 15% após o anúncio da medida. “Precisamos da carne magra do Brasil para moer com a gorda dos EUA”, relatou um executivo do setor alimentício.

Pressão política e articulação no Brasil

Na Câmara dos Representantes, o deputado Gregory Meeks, membro do Comitê de Relações Exteriores, prometeu apresentar uma resolução para tentar reverter o tarifaço. Já a deputada Sydney Kamlager-Dove, copresidente do Caucus Brasil, sugeriu a prorrogação do prazo para a entrada em vigor da medida.

De volta ao Brasil, o senador Nelsinho Trad afirmou que o grupo parlamentar deve se reunir com integrantes do governo federal na segunda-feira (4) para apresentar as demandas e sugestões colhidas em Washington.

“É apenas o início de um trabalho suprapartidário pelo Brasil”, declarou Trad.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: