Campo Grande (MS), Quarta-feira, 28 de Maio de 2025

Política / Meio Ambiente

"Não sou mulher submissa", afirma Marina Silva após ser mandada "se pôr no seu lugar" por senador

Ministra do Meio Ambiente reage a ataques e deixa audiência no Senado sob clima de hostilidade; Ministério das Mulheres repudia episódio

27/05/2025

13:15

DA REDAÇÃO

©REPRODUÇÃO

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, foi alvo de ataques e interrupções durante audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado nesta terça-feira (27). Em meio a uma sequência de discussões acaloradas com senadores, Marina deixou o local sob protesto, após ser mandada “se pôr no seu lugar” pelo senador Marcos Rogério (PL-RO), que presidia a sessão.

O episódio, amplamente criticado por parlamentares e movimentos sociais, foi classificado como misógino e desrespeitoso pelo Ministério das Mulheres, que divulgou nota oficial de repúdio à conduta de parlamentares durante a audiência.

"Não sou uma mulher submissa", reagiu Marina

A discussão se intensificou quando Marina questionou a condução da sessão por parte de Marcos Rogério, após ter seu microfone cortado várias vezes. O senador ironizou as queixas da ministra, que então declarou: “O senhor gostaria que eu fosse uma mulher submissa. E eu não sou”.

Marcos Rogério respondeu com a frase que gerou maior indignação:

Me respeite, ministra. Se ponha no teu lugar.

Ao ser confrontado, o senador alegou que se referia ao papel institucional da ministra como integrante do Poder Executivo. A declaração, no entanto, foi duramente criticada por senadoras como Eliziane Gama (PSD-MA) e outros parlamentares que consideraram o comentário um ataque à condição de mulher de Marina.

Ofensas anteriores e tensão acumulada

A audiência pública foi marcada também por outro embate, desta vez com o senador Plínio Valério (PSDB-AM), que afirmou que Marina “merece respeito como mulher, mas não como ministra”. A ministra pediu retratação, mas o parlamentar se negou a se desculpar, o que levou Marina a anunciar sua saída da audiência.

“Sou uma mulher de luta e de paz. Mas nunca vou abrir mão da luta”, disse Marina, ao deixar a sala.

Esse não foi o primeiro ataque de Plínio Valério à ministra. Em março, ele já havia zombado de Marina em um evento no Amazonas, dizendo:

“Imaginem o que é ficar com a Marina seis horas e dez minutos sem ter vontade de enforcá-la.”

A ministra relembrou essa declaração e retrucou:

“Quem brinca com a vida dos outros ou faz ameaças e ri disso? Só os psicopatas são capazes de fazer isso.”

Nota oficial do Ministério das Mulheres

A ministra Cida Gonçalves, titular do Ministério das Mulheres, classificou o episódio como “grave e misógino”, e destacou que Marina foi desrespeitada como mulher e como autoridade pública:

“Ela foi agredida por diversos parlamentares. É um episódio lamentável, que exige retratação pública e responsabilização para que não se repita”, afirmou em nota oficial.

Contexto da audiência

A audiência tratava de temas ligados à infraestrutura e licenciamento ambiental, e Marina foi acusada por senadores como Omar Aziz (PSD-AM) de “atrapalhar o desenvolvimento do país” e apresentar “dados falsos”. A ministra rebateu dizendo que atua com base na legislação e no compromisso com as futuras gerações, mas teve sua fala constantemente interrompida.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: