Campo Grande (MS), Terça-feira, 27 de Maio de 2025

Política / Justiça

Eduardo Bolsonaro ataca PGR após pedido de investigação e desafia Lula

Deputado licenciado chama processo de "achaque" e diz que sanção a Moraes fortalece oposição para 2026

26/05/2025

19:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Após a Procuradoria-Geral da República (PGR) pedir a abertura de inquérito contra Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por sua atuação nos Estados Unidos, o deputado licenciado reagiu com duras críticas ao Ministério Público, ao ministro Alexandre de Moraes (STF) e ao presidente Lula.

Em declarações públicas, Eduardo afirmou que “os processos no Brasil viraram um meio de achaque”, comparando a atuação de autoridades judiciais a ações de “gângsteres e mafiosos”. O pedido da PGR, que foi distribuído ao ministro Moraes, acusa o deputado de tentar obstruir investigações e pressionar autoridades brasileiras por meio de articulações políticas no exterior.

“Eles estão confirmando tudo aquilo que a gente sempre falou, de que o Brasil é um Estado de exceção”, disse Eduardo.
“O processo virou um meio de achaque. Um mafioso faria igual.”

Sanções e embate com os EUA

O caso ganhou repercussão internacional após autoridades republicanas dos Estados Unidos, ligadas ao ex-presidente Donald Trump, cogitarem sanções contra o ministro Moraes, relator dos processos sobre os atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

O governo brasileiro considera a iniciativa um ataque à soberania nacional e observa com cautela os desdobramentos. Eduardo, por outro lado, afirmou que caberá a Lula decidir se enfrentará os EUA em nome de Moraes:

“Se o governo Lula quiser comprar a briga do Moraes e mergulhar o Brasil numa disputa contra os Estados Unidos, vai ser uma decisão dele. E nós vamos trabalhar para trocar de presidente.”

Estratégia eleitoral de 2026

Nos bastidores, aliados de Jair Bolsonaro veem na eventual sanção a Moraes um possível fortalecimento do campo bolsonarista para as eleições de 2026. A crítica aberta do deputado ao STF é vista como parte dessa articulação para mobilizar a base conservadora.

O pedido da PGR foi assinado pelo procurador-geral Paulo Gonet e acusa Eduardo Bolsonaro de possível coação no curso do processo, embaraço à investigação criminal e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: