Campo Grande (MS), Sábado, 24 de Maio de 2025

Política / Justiça

Ex-ministro Aldo Rebelo sela reaproximação com Bolsonaro e causa tensão em depoimento ao STF

Colega de futebol e viagens à Amazônia com o ex-presidente, Aldo foi ameaçado de prisão por Moraes durante depoimento sobre trama golpista

23/05/2025

18:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A participação do ex-ministro Aldo Rebelo no depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a tentativa de golpe de 2022 ganhou contornos políticos e simbólicos nesta sexta-feira (23). Em audiência marcada por tensão, o ministro Alexandre de Moraes chegou a ameaçar prendê-lo por desacato, após o ex-deputado se recusar a responder objetivamente uma pergunta sobre suposta mobilização militar em favor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A cena pública reforça o contraste entre o passado de Aldo Rebelo, ex-dirigente histórico do PC do B e crítico do impeachment de Dilma Rousseff, e seu atual trânsito entre lideranças bolsonaristas — algo que, para quem o conheceu de perto na Câmara dos Deputados, não chega a ser surpreendente.

Antiga afinidade com Bolsonaro

Durante duas décadas no Congresso Nacional, Aldo e Bolsonaro foram colegas de futebol e de viagens à Amazônia pela Comissão de Relações Exteriores. Segundo o próprio Aldo, ambos formavam uma “dupla de defesa” nos amistosos realizados entre parlamentares.

“A gente subia nos barcos da Marinha e dormia nos beliches”, contou Aldo à revista Piauí, relembrando as missões conjuntas com Bolsonaro.

Além da convivência parlamentar, ambos defendiam a soberania da Amazônia e tinham discurso afinado com pautas nacionalistas e pró-militares, embora em espectros políticos distintos — Aldo à esquerda, Bolsonaro à direita.

Da esquerda ao bolsonarismo

Apesar de sua longa militância no PC do B, partido pelo qual foi deputado e ministro nos governos de Lula e Dilma, Aldo Rebelo rompeu com parte da esquerda após o impeachment e passou a se aproximar de setores conservadores.

Em 2024, aceitou o convite para ser secretário de Relações Internacionais do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), apoiado por Bolsonaro. A nomeação foi celebrada por bolsonaristas como Fabio Wajngarten, e o próprio ex-presidente se referiu a Aldo como um “cara fantástico”.

Um dia antes da nomeação, Bolsonaro compartilhou uma entrevista em que Aldo afirmava que não via seriedade nas acusações de golpe atribuídas ao ex-presidente, reforçando a percepção de reaproximação.

Testemunha de defesa e tensão com Moraes

Chamado como testemunha de defesa do ex-comandante da Marinha, Almir Garnier, Aldo causou tumulto ao tentar relativizar o sentido da expressão “colocar tropas à disposição”, afirmando que poderia se tratar apenas de uma “força de expressão”.

A fala foi interrompida com veemência por Alexandre de Moraes:

“O senhor estava na reunião? Então o senhor não tem condição de avaliar a língua portuguesa naquele momento. Atenha-se aos fatos.”

Ao insistir na argumentação e defender sua “apreciação da língua portuguesa”, Aldo foi advertido com a ameaça de prisão por desacato.

“Se o senhor não se comportar, o senhor será preso por desacato”, disse Moraes.

O episódio evidencia os novos posicionamentos políticos de Aldo Rebelo, hoje visto por muitos como uma ponte entre setores da velha esquerda nacionalista e o conservadorismo de viés militarista que ganhou força com o bolsonarismo.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: