Campo Grande (MS), Segunda-feira, 19 de Maio de 2025

Esportes / Futebol

Ednaldo Rodrigues desiste de recurso no STF e se afasta da disputa pela presidência da CBF

Ex-presidente afirma querer restaurar a paz no futebol e denuncia pressões políticas e raciais; eleição da entidade será no próximo domingo (25)

19/05/2025

17:05

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, oficializou nesta segunda-feira (19) sua desistência do recurso apresentado ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que o destituiu do cargo. A manifestação foi encaminhada ao ministro Gilmar Mendes, relator das ações que envolvem o comando da entidade.

Na petição, a defesa de Ednaldo declara que a desistência foi motivada por seu “profundo desejo de restaurar a paz no futebol brasileiro”, ressaltando ainda os impactos pessoais sofridos desde que foi afastado. Segundo os advogados, ele e sua família foram alvo de “maledicências, interpretações distorcidas e ataques coordenados por grupos inconformados com sua gestão”.

“[Ednaldo] tomou a decisão de se afastar definitivamente movido por seu compromisso com o futebol e por não compactuar com a instabilidade que vem sendo criada nos bastidores”, diz o documento.

Ednaldo nega apoio e fala em exclusão política

O ex-dirigente também afirmou que não apoia nenhum dos candidatos à presidência da CBF e não concorrerá no pleito marcado para domingo, 25 de maio. A única chapa registrada até o momento é encabeçada por Samir Xaud, presidente da Federação Roraimense de Futebol, que deve ser eleito.

Na manifestação enviada ao STF, a defesa de Ednaldo também nega qualquer fraude no acordo que o manteve na presidência em 2023, mas afirma ser vítima de uma tentativa de exclusão política e estrutural.

“Setores inconformados com sua atuação firme, ética e transformadora resistem ao fato de um nordestino negro ocupar o cargo mais alto do futebol nacional”, declarou a defesa, referindo-se aos ataques sofridos.

Contexto da crise na CBF

A crise teve início após a suspeita de falsificação da assinatura de Antônio Carlos Nunes de Lima (Coronel Nunes) em um acordo judicial homologado no STF, que havia garantido a permanência de Ednaldo no cargo. Uma perícia apontou indícios de fraude, e o Tribunal de Justiça do Rio decidiu pela destituição.

Com isso, Fernando Sarney, um dos vice-presidentes da entidade, foi nomeado interventor e convocou a eleição para o novo comando da CBF.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: