Artigo
Melhore seus sentimentos e ações!
18/05/2025
07:15
WILSON AQUINO
WILSON AQUINO*
Um dos propósitos mais nobres da existência humana é a busca pelo crescimento intelectual, profissional e. principalmente, espiritual. Esse anseio, plantado no âmago de cada um de nós, faz parte do Plano Divino para a humanidade. E não há quem, em algum momento da vida, não se depare com essa verdade. Mesmo aqueles que duvidam da existência de um Criador acabam, cedo ou tarde, sentindo a necessidade de se elevar espiritualmente.
A Bíblia ensina que devemos buscar a transformação interior. Em Romanos 12:2, lemos: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Esse versículo nos lembra que a mudança começa na mente e no coração, e é um processo contínuo.
Em Provérbios 4:23, o Senhor nos adverte: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Ou seja, nossos sentimentos e ações refletem o que carregamos dentro de nós. Por isso, é fundamental cultivar pensamentos puros e intenções nobres.
E em Filipenses 4:8, Paulo nos aconselha a focar no que é bom e edificante: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Um ensinamento convite para que renovemos nossa mente e purifiquemos nossos sentimentos.
Por isso, é fundamental que cada pessoa descubra seu próprio caminho e o percorra com honestidade, fé e perseverança. O primeiro passo é reconhecer os dons e talentos que o Senhor concedeu a todos os Seus filhos. Sim, absolutamente todos possuem um ou mais talentos. Eles são ferramentas sagradas, concedidas para que possamos nos sustentar e, sempre que possível, contribuir com o bem-estar coletivo.
O Élder Dieter F. Uchtdorf, membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ensinou: “O Senhor não espera que sejamos perfeitos hoje. Ele apenas espera que nos esforcemos para ser melhores a cada dia.” Esse lembrete nos conforta ao lembrar que a mudança é um processo, não um evento. Podemos cair, mas o importante é levantar e continuar tentando.
O presidente da igreja, Russell M. Nelson, em um de seus discursos, declarou: “O Senhor Jesus Cristo estende Seus braços de misericórdia para nos ajudar a mudar. Ele pode nos tornar novos, purificados e fortalecidos.” Sua promessa é um convite para deixarmos para trás o que nos prende e avançarmos com confiança rumo à nossa melhor versão.
A irmã Reyna I. Aburto afirmou: “A cura espiritual começa quando reconhecemos a necessidade de mudança e aceitamos o poder redentor de Cristo em nossa vida.” Assim, ao aceitarmos o chamado para melhorar nossos sentimentos e ações, damos início a um processo que não apenas nos transforma, mas também abençoa aqueles ao nosso redor.
Infelizmente, muitos se limitam a reclamar, acreditando que não possuem dom algum. Mas essa é uma ilusão. O Senhor não falha em Suas promessas. Se alguém acha que não tem talentos, é porque ainda não olhou com atenção para o próprio coração ou deixou escapar as oportunidades oferecidas nos momentos decisivos da vida.
Mais do que reconhecer talentos, precisamos aprender a enfrentar os desafios internos e externos que nos impedem de progredir. Preguiça, vícios, ira, promiscuidade, intolerância, preconceito, raiva — todos esses sentimentos e comportamentos são pedras no caminho da evolução. E o único jeito de removê-las é buscando o auxílio do Senhor, rogando por forças para melhorar nossa forma de sentir, pensar e agir.
A mudança, porém, não é fácil. Exige humildade, paciência e coragem. É preciso admitir nossas falhas, aceitar que ainda temos muito a aprender e estarmos dispostos a recomeçar quantas vezes forem necessárias. E jamais, em hipótese alguma, devemos nos render ao pensamento destrutivo de que ‘eu nasci assim, vou viver assim e vou morrer assim’. Esse é um bloqueio que nos afasta da nossa verdadeira essência.
Todos fomos enviados a esta Terra para evoluir, crescer e nos aperfeiçoar. Essa é a grande missão. E quando finalmente conseguirmos vencer as más inclinações, controlando os impulsos destrutivos e trilhando um caminho de retidão, seremos capazes de alcançar o maior de todos os prêmios: o retorno à presença de Deus, com a alma purificada e o coração pleno de paz.
Então, que não nos falte força, fé e determinação para melhorar nossos sentimentos e ações. Pois, afinal, ainda há tempo para mudar. E o melhor momento para começar é agora.
*Jornalista e Professor.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
STF inicia audiências da trama golpista com depoimento do ex-comandante do Exército
Leia Mais
Lúcio sofre queimaduras em acidente doméstico e tem 18% do corpo atingido
Leia Mais
Ancelotti convoca seis jogadores do Flamengo na pré-lista da Seleção Brasileira
Leia Mais
Resistência de Bolsonaro a Tarcísio preocupa centro-direita e amplia incertezas sobre sucessão em 2026
Municípios