Campo Grande (MS), Terça-feira, 13 de Maio de 2025

Política / Previdência Social

Oposição protocola pedido de CPI mista para investigar fraudes em descontos no INSS

Com apoio de 36 senadores e 223 deputados, requerimento aguarda leitura no Congresso; instalação depende de Davi Alcolumbre

12/05/2025

22:15

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Parlamentares da oposição protocolaram nesta segunda-feira (12) um pedido de criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar os descontos ilegais aplicados em aposentadorias e pensões do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A solicitação foi assinada por 36 senadores e 223 deputados federais, superando os números mínimos exigidos — 27 no Senado e 171 na Câmara.

A comissão proposta deverá reunir senadores e deputados para apurar denúncias de fraudes em mensalidades indevidas cobradas de beneficiários do INSS, tema que tem mobilizado a atenção pública e causado desgaste ao governo federal. Apesar do número expressivo de assinaturas, a instalação da CPMI ainda depende do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

“Aposentados e pensionistas de todo o país foram prejudicados, e há muita confusão com as informações até aqui divulgadas. O Brasil apoia essa CPMI, e quem não apoia precisa se explicar”, afirmou a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) em nota oficial.

Leitura prevista para 27 de maio

Segundo parlamentares envolvidos, a expectativa é de que o requerimento seja lido durante a sessão do Congresso Nacional prevista para o dia 27 de maio. Após a leitura, caberá à presidência do Senado formalizar a instalação da comissão.

A oposição articula visitas ao gabinete de Alcolumbre para pressionar pela imediata tramitação do pedido, que vem sendo impulsionado por denúncias de descontos indevidos aplicados por entidades suspeitas em convênios com o INSS, tema central da chamada Operação Sem Desconto da Polícia Federal.

Contexto: o que motivou o pedido

Nos últimos meses, milhares de aposentados relataram ter sofrido descontos não autorizados em seus benefícios, atribuídos a supostos convênios com associações e entidades não reconhecidas. O caso levou a uma investigação conduzida pelo Ministério da Previdência, Polícia Federal, TCU e CGU, além de medidas anunciadas para devolução dos valores cobrados indevidamente.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: