Campo Grande (MS), Quarta-feira, 07 de Maio de 2025

Política / Câmara Federal

Câmara aprova aumento de vagas para deputados federais a partir de 2027

Projeto amplia número de cadeiras de 513 para 531 devido ao crescimento populacional e evita perdas nas bancadas estaduais

06/05/2025

22:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta terça-feira (6), o Projeto de Lei Complementar (PLP) 177/2023, que aumenta de 513 para 531 o número de deputados federais a partir da legislatura de 2027. A proposta segue agora para análise do Senado.

A ampliação ocorre como resposta ao crescimento populacional brasileiro, especialmente após o Censo de 2022, e também à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu a omissão do Congresso em atualizar a distribuição de cadeiras conforme previsto na Constituição.

Proposta preserva estados que perderiam cadeiras

O relator do texto, deputado Damião Feliciano (União-PB), apresentou um substitutivo ao projeto original da deputada Dani Cunha (União-RJ). A principal mudança foi a adoção de um critério político, em vez da proporcionalidade rígida prevista na revogada Lei Complementar 78/1993.

“Estamos falando de um acréscimo modesto de 3,5%, enquanto a população nos últimos 40 anos cresceu mais de 40%”, justificou o relator.

Com isso, nenhum estado terá redução no número de parlamentares, o que evita perdas de representatividade e de recursos federais, como emendas parlamentares. Sem a medida, o Nordeste, por exemplo, perderia até oito cadeiras, aumentando o desequilíbrio regional.

Decisão do STF pressionou revisão

A votação do projeto ocorre meses após o Supremo Tribunal Federal determinar a revisão da distribuição de vagas, atendendo a uma ação movida pelo governo do Pará, que teve crescimento populacional significativo. A decisão reconheceu a omissão legislativa e reforçou o dever do Congresso de atualizar as bancadas com base nos dados do IBGE.

Próximos passos

O texto aprovado agora será encaminhado ao Senado Federal, onde precisará passar por votação antes de ser sancionado. A nova configuração do número de deputados federais só entrará em vigor nas eleições de 2026, para a legislatura que se inicia em 2027.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: