Campo Grande (MS), Terça-feira, 29 de Abril de 2025

Política / Justiça

Mendonça diverge no STF e vota pela soltura de Fernando Collor, mas maioria mantém prisão

Com placar de 6 a 1, Supremo caminha para confirmar prisão do ex-presidente condenado na Lava Jato

28/04/2025

17:15

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), divergiu da maioria e votou, nesta segunda-feira (28), a favor da soltura do ex-presidente Fernando Collor, preso na última semana após condenação no âmbito da Operação Lava Jato.

Apesar do voto de Mendonça, o Supremo já formou maioria de 6 a 1 para manter Collor preso, conforme decisão referendada em plenário virtual. A votação se estende até às 23h59 desta segunda-feira.

Justificativa de Mendonça
No voto, Mendonça defendeu que a defesa de Collor ainda teria direito a apresentar embargos divergentes contra a sentença, o que, segundo ele, caracterizaria o recurso como legítimo e não meramente protelatório:

"Entendo que, havendo ao menos quatro divergências, são cabíveis os embargos divergentes também em relação à pena, pelo que o recurso em exame não se afigura meramente protelatório, mas integrante legítimo de seu direito à ampla defesa", afirmou o ministro.

Contexto da condenação
Fernando Collor foi condenado pelo STF, em 2023, a 8 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Segundo a acusação, entre 2010 e 2014, o então senador recebeu aproximadamente R$ 20 milhões em vantagens indevidas, a partir de esquemas de corrupção envolvendo indicações políticas na BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras.

Na última quinta-feira (24), o ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão imediata de Collor, entendendo que os recursos apresentados pela defesa tinham caráter protelatório e não afastavam a condenação.

Situação atual
Collor está detido no presídio Baldomero Cavalcanti de Oliveira, em Maceió (AL), onde cumpre pena em ala especial, em razão do status de ex-presidente da República. A defesa já apresentou pedido de prisão domiciliar, ainda pendente de análise.

Próximos passos
A votação no STF permanece aberta até o fim do dia, mas, com maioria formada, a tendência é de confirmação da prisão de Collor.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: