Política / Internacional
Putin decreta trégua de Páscoa na guerra da Ucrânia
Rússia suspende operações militares entre sábado (19) e domingo de Páscoa por “razões humanitárias” e espera adesão ucraniana
19/04/2025
14:00
NAOM
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, determinou a suspensão temporária das operações militares na Ucrânia durante o período da Páscoa Ortodoxa, celebrada neste fim de semana. O anúncio foi feito neste sábado (19) pelo porta-voz do Kremlin, que detalhou que a trégua terá início às 18h do horário local (12h de Brasília) e seguirá até a meia-noite de domingo para segunda-feira.
“Por motivos humanitários, o lado russo declara uma trégua de Páscoa. Ordeno que todas as ações militares sejam suspensas durante esse período”, afirmou o porta-voz, citado por agências internacionais.
Moscou afirmou ainda que espera que a Ucrânia siga o exemplo e respeite o cessar-fogo temporário. No entanto, até o momento, o governo ucraniano não se pronunciou oficialmente sobre o apelo russo.
Apesar da pausa anunciada, o Kremlin reforçou que suas tropas permanecerão em alerta, prontas para reagir a eventuais provocações ou violações do cessar-fogo por parte das forças ucranianas.
A guerra na Ucrânia começou em fevereiro de 2022, com a invasão russa ao território ucraniano, e já deixou dezenas de milhares de mortos, milhões de refugiados e profundas consequências geopolíticas e econômicas. Tentativas anteriores de cessar-fogo pontuais, inclusive em períodos religiosos, foram frequentemente violadas pelas partes envolvidas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Apple inicia produção do iPhone 16e no Brasil para evitar tarifas e conter aumento de preços nos EUA
Leia Mais
Davi Brito vira réu por ameaça com arma à ex-namorada durante videochamada
Leia Mais
Confira seu astral para este sábado, 19
Leia Mais
Redução da jornada de trabalho para 36 horas tem apoio de 65% dos brasileiros, aponta pesquisa
Municípios