Campo Grande (MS), Quarta-feira, 16 de Abril de 2025

Economia / Desenvolvimento Social

Ministro diz que Bolsa Família impulsiona PIB ao reduzir pobreza e movimentar economia local

Wellington Dias defende políticas públicas como alavancas do crescimento e critica subestimação do mercado nas projeções econômicas

15/04/2025

14:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, afirmou nesta terça-feira (15) que os efeitos do Bolsa Família ultrapassam o combate à pobreza, gerando impacto direto na economia local dos municípios e contribuindo para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Segundo ele, a subestimação recorrente do mercado nas projeções econômicas se dá por não considerar os efeitos das políticas públicas de transferência de renda.

“A economia dos mais pobres é o que está alavancando o crescimento no Brasil. São milhões de brasileiros que antes não tinham dinheiro nem para comer, mas agora têm renda de trabalho, empreendem ou produzem no campo. Isso movimenta o comércio, gera empregos e aquece a economia”, afirmou Dias.

Previsão de crescimento e críticas ao mercado

Para o ministro, enquanto o mercado projeta crescimento de 1,5% para 2025, o governo estima alta de 3% a 4% no PIB, sustentada, em grande parte, pela circulação de renda nas camadas mais pobres da população, dinamizando pequenos comércios, feiras e serviços nas periferias e cidades do interior.

“Esse dinheiro vira salão de beleza, mercadinho, açougue, verdureira... vira atividade econômica real e distribuída”, completou.

Bolsa Família como “colchão de proteção” social

Wellington Dias destacou que o programa Bolsa Família, ao lado de outros instrumentos como o seguro-desemprego e a aposentadoria rural, funciona como um colchão de proteção social, que retirou 33,1 milhões de brasileiros da fome desde o início do atual governo.

“Já reduzimos em 85% o número de pessoas em situação de fome. E essa redução é sustentada por políticas públicas que levam renda e dignidade a quem mais precisa”, explicou.

Antecipação de pagamento em municípios em emergência

Durante participação no programa Bom Dia, Ministro, produzido pela EBC, o titular da pasta anunciou a antecipação de R$ 14 bilhões para o pagamento do Bolsa Família a famílias de municípios em estado de emergência ou calamidade pública. A medida beneficia cidades do Sul, Norte, Sudeste e Nordeste, afetadas por enchentes e secas, como nos estados do Rio Grande do Sul, Piauí, Ceará, Amazonas, São Paulo e Rio de Janeiro.

“A antecipação garante que essas pessoas tenham recursos para enfrentar o feriado da Páscoa com dignidade, mesmo diante das dificuldades”, disse.

Reformas no programa garantem permanência e estímulo ao trabalho

Wellington Dias também rebateu críticas ao programa, que alegam que o Bolsa Família desestimula o trabalho. O ministro explicou que mudanças implementadas desde 2023 passaram a estimular o empreendedorismo, o emprego formal e o trabalho sazonal, sem que isso resulte na perda imediata do benefício.

Entre as alterações estão:

  • Regra de Proteção: permite que famílias permaneçam no programa por até dois anos após conseguir emprego formal ou aumento de renda, recebendo 50% do valor.

  • Renda sazonal e média anual: para evitar exclusão por rendas temporárias, o sistema passa a considerar a média dos últimos 12 meses.

“Ter a carteira assinada não é mais motivo para cancelamento imediato. O programa agora acompanha a trajetória de superação da pobreza, e se a pessoa perder renda, retorna automaticamente”, afirmou.

Essas medidas já beneficiaram 4 milhões de famílias, abrangendo cerca de 10 milhões de brasileiros. Além disso, 7 milhões de beneficiários estão empreendendo ou trabalhando de forma autônoma, segundo o ministro.

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: