Campo Grande (MS), Terça-feira, 15 de Abril de 2025

Brasil / Política e Justiça

Hugo Motta adia pauta da anistia e intensifica diálogo com STF e governo Lula

Mesmo com apoio para urgência, projeto de anistia aos envolvidos no 8 de janeiro segue sem definição de texto e enfrenta resistência popular

11/04/2025

23:58

MTP

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), não deve pautar, por ora, o projeto de anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, apesar da pressão da bancada bolsonarista e do apoio de 257 parlamentares à tramitação em regime de urgência.

Segundo avaliação de líderes do Centrão, Motta optou por intensificar o diálogo com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e integrantes do governo Lula em busca de uma alternativa ao texto atual, que prevê anistia ampla a todos os envolvidos nos protestos entre 30 de outubro de 2022 e 8 de janeiro de 2023.

Falta de consenso trava o avanço da proposta

“As pautas polêmicas não serão prioridade”, teria reafirmado Motta a interlocutores, lembrando sua postura desde a campanha à presidência da Câmara.

O principal impasse gira em torno do alcance da anistia. O texto mais recente, ainda da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), de autoria do deputado Rodrigo Valadares (União Brasil-SE), beneficiaria até o ex-presidente Jair Bolsonaro, além de ex-ministros e generais das Forças Armadas. No entanto, o projeto não tem um relator definido, nem texto final estabelecido para votação em plenário.

Rejeição popular e incertezas no Congresso

Pesquisas recentes da Quaest e do Datafolha mostram que 56% da população é contra a concessão de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. No Senado, o avanço da pauta também é visto com ceticismo.

Enquanto isso, o número de presos pelos atos golpistas, conforme dados do STF, é de:

  • 55 presos provisórios

  • 84 condenados com prisão definitiva

  • 5 em prisão domiciliar

A expectativa é de que o tema volte à discussão formal após a Páscoa, durante reunião de líderes da Câmara. Até lá, seguem os bastidores entre os Três Poderes para definir os limites e os riscos da anistia.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: