Brasil / Política e Justiça
Hugo Motta adia pauta da anistia e intensifica diálogo com STF e governo Lula
Mesmo com apoio para urgência, projeto de anistia aos envolvidos no 8 de janeiro segue sem definição de texto e enfrenta resistência popular
11/04/2025
23:58
MTP
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), não deve pautar, por ora, o projeto de anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, apesar da pressão da bancada bolsonarista e do apoio de 257 parlamentares à tramitação em regime de urgência.
Segundo avaliação de líderes do Centrão, Motta optou por intensificar o diálogo com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e integrantes do governo Lula em busca de uma alternativa ao texto atual, que prevê anistia ampla a todos os envolvidos nos protestos entre 30 de outubro de 2022 e 8 de janeiro de 2023.
“As pautas polêmicas não serão prioridade”, teria reafirmado Motta a interlocutores, lembrando sua postura desde a campanha à presidência da Câmara.
O principal impasse gira em torno do alcance da anistia. O texto mais recente, ainda da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), de autoria do deputado Rodrigo Valadares (União Brasil-SE), beneficiaria até o ex-presidente Jair Bolsonaro, além de ex-ministros e generais das Forças Armadas. No entanto, o projeto não tem um relator definido, nem texto final estabelecido para votação em plenário.
Pesquisas recentes da Quaest e do Datafolha mostram que 56% da população é contra a concessão de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. No Senado, o avanço da pauta também é visto com ceticismo.
Enquanto isso, o número de presos pelos atos golpistas, conforme dados do STF, é de:
55 presos provisórios
84 condenados com prisão definitiva
5 em prisão domiciliar
A expectativa é de que o tema volte à discussão formal após a Páscoa, durante reunião de líderes da Câmara. Até lá, seguem os bastidores entre os Três Poderes para definir os limites e os riscos da anistia.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Cirurgia de Bolsonaro durou 12 horas e recuperação exige três meses de cuidados intensivos
Leia Mais
Lula assina decreto que regulamenta renegociação de dívidas dos estados pelo Propag
Leia Mais
Campanha de vacinação nas escolas tem início nesta segunda-feira (14)
Leia Mais
Enem 2025: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição começa nesta segunda (14); veja quem tem direito
Municípios