Campo Grande (MS), Sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2025

POLÍTICA

PGR denuncia Bolsonaro por plano para matar Lula e Alexandre de Moraes

Procurador-geral Paulo Gonet aponta atuação de organização criminosa liderada pelo ex-presidente

18/02/2025

21:10

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou, nesta terça-feira (18), que o ex-presidente Jair Bolsonaro sabia e concordou com um plano para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A acusação faz parte da denúncia apresentada pela PGR ao STF, que pode transformar Bolsonaro em réu, caso seja aceita pela Corte.

📢 "Os membros da organização criminosa estruturaram, no âmbito do Palácio do Planalto, um plano de ataque às instituições, visando à derrocada do sistema de funcionamento dos Poderes e da ordem democrática, que recebeu o sinistro nome de ‘Punhal Verde Amarelo’", aponta a denúncia.

Objetivo do plano: eliminação de opositores e tomada do poder

Segundo a denúncia assinada por Gonet, Bolsonaro adotou um tom de ruptura institucional desde 2021, promovendo desinformação sobre o sistema eleitoral e incentivando a insubordinação das Forças Armadas.

📌 Os principais pontos da acusação incluem:
Bolsonaro sabia e anuiu ao plano de assassinato de Lula e Moraes
Plano previa o envenenamento do presidente eleito
Supremo Tribunal Federal era um dos alvos principais a ser ‘neutralizado’
Criação de um "gabinete central" para comandar um novo regime

De acordo com o documento enviado ao STF, o plano era minuciosamente detalhado e tinha etapas de execução, incluindo ações para mobilizar o Alto Comando do Exército e gerar comoção social que justificasse um golpe.


Plano chamado de "Punhal Verde Amarelo" previa golpe de Estado

A investigação revelou que os aliados de Bolsonaro se referiam ao esquema golpista como "Punhal Verde Amarelo", um plano para derrubar a democracia e controlar os três Poderes.

📢 "O plano foi arquitetado e levado ao conhecimento do Presidente da República, que a ele anuiu, ao tempo em que era divulgado relatório em que o Ministério da Defesa reconhecia a inexistência de fraude nas eleições", afirma a PGR.

A denúncia também menciona a chamada "Operação Copa 2022", cujo objetivo era provocar um cenário de caos e instabilidade no país, visando convencer setores das Forças Armadas a aderirem ao golpe.


Próximos passos: Bolsonaro pode se tornar réu no STF

Agora, o Supremo Tribunal Federal analisará a denúncia e decidirá se aceita as acusações contra Bolsonaro. Caso isso ocorra, ele se tornará réu e passará a responder a processo penal pelos crimes de golpe de Estado, organização criminosa e tentativa de abolir violentamente o Estado Democrático de Direito.

Possíveis penas:
Golpe de Estado: 4 a 12 anos de reclusão
Abolição violenta do Estado democrático de Direito: 4 a 8 anos
Organização criminosa: 3 a 8 anos

A denúncia representa um dos momentos mais críticos da escalada jurídica contra Bolsonaro, que já enfrenta investigações por fraude no cartão de vacinação e venda ilegal de joias da Presidência.

A decisão do STF pode definir o futuro político e legal do ex-presidente.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: