MUNDO
Trump anuncia tarifa de 25% sobre importação de aço e alumínio; Brasil pode ser impactado
Medida será oficializada nesta segunda-feira (10); país é um dos principais fornecedores dos EUA
09/02/2025
20:00
g
DA REDAÇÃO
Presidente dos EUA, Donald Trump, no avião presidencial, neste domingo (9). Republicano anunciou tarifas de 25% sobre aço e alumínio. — Foto: Kevin Lamarque
O ex-presidente dos Estados Unidos e candidato à reeleição, Donald Trump, afirmou neste domingo (9) que anunciará, nesta segunda-feira (10), tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio. A decisão pode impactar o Brasil, um dos maiores fornecedores do produto para o mercado americano.
📌 Impacto para o Brasil
✔ Em 2023, o Brasil foi o terceiro maior exportador de aço para os EUA, ficando atrás apenas de Canadá e México.
✔ Os EUA representaram 18% das exportações brasileiras de ferro fundido, ferro e aço.
Durante seu primeiro mandato, Trump já havia imposto tarifas de 25% para o aço e 10% para o alumínio importados. Na época, a medida causou impactos no setor siderúrgico brasileiro, resultando no desligamento de fornos e demissões.
📢 Mais tarde, Trump revogou as sobretaxas para o Brasil, além de outros parceiros comerciais como Canadá, México, União Europeia e Reino Unido.
Agora, o anúncio da reimposição das tarifas reacende o alerta sobre possíveis prejuízos para a indústria siderúrgica nacional.
🚨 O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Brasil foi procurado, mas não se manifestou sobre a decisão.
Desde que iniciou sua campanha para voltar à Casa Branca, Trump tem anunciado uma série de tarifas sobre produtos importados.
✔ Os primeiros alvos foram Canadá, México e China, com sobretaxas temporárias em alguns casos.
✔ Trump também prometeu mirar a União Europeia em novas barreiras comerciais.
✔ O Brasil, até agora, ficou de fora, mas pode ser afetado caso as tarifas sejam aplicadas de forma abrangente ao setor siderúrgico.
📢 "Quando olhamos para o passado, vemos muita pressão de diversos setores, especialmente o siderúrgico, que produz um dos principais produtos importados pelos EUA", destacou Lia Valls, pesquisadora do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).
Além da sobretaxa sobre aço e alumínio, Trump declarou que os Estados Unidos passarão a taxar produtos estrangeiros com a mesma alíquota que os EUA pagam para exportar.
📢 "Se eles nos taxam, nós os taxamos", afirmou Trump a jornalistas a bordo do Air Force One, durante viagem para Nova Orleans, onde acompanharia o Super Bowl.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Municípios