Campo Grande (MS), Quinta-feira, 06 de Fevereiro de 2025

COMEMORAÇÃO

Dia Mundial do Feijão - brasileiro consome cerca de 12,2kg ao ano

A leguminosa se tornou um dos acompanhamentos prediletos no Brasil e pode substituir a proteína de origem animal

06/02/2025

10:00

MARKABLE

©DIVULGAÇÃO

No dia  10 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial do Feijão. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 2019. Segundo estimativas da Embrapa Arroz e Feijão (2023), o consumo médio per capita de feijão é de 12,2 kg/hab ao ano. Como dupla perfeita do arroz, o feijão compõe o prato mais tradicional do cardápio brasileiro, e também é ingrediente de outra paixão nacional: a feijoada. Vale ressaltar que o feijão é uma fonte potencial de proteína vegetal e pode ser utilizada por pessoas que buscam substituir as proteínas de origem animal.

Além de ser muito popular, o grão tem suas peculiaridades. Luís Schiavo, CEO e fundador da Naval Fertilizantes, empresa especializada em produtos biológicos, nutrição e tecnologia de aplicação em lavouras, destaca três curiosidades da leguminosa que faz parte do dia a dia dos brasileiros:

  • São mais de 40 mil espécies de feijão no mundo - É importante frisar que apenas uma pequena parte é comestível. Só no Brasil, calcula-se que são 40 tipos disponíveis, sendo que 15 variedades são as mais consumidas pelos brasileiros. “Entre elas,  o feijão do tipo “carioca” (ou “carioquinha”), é o mais presente em receitas nacionais. Também se destacam nessa lista o feijão preto, vermelho, marrom (manteiga), mulatinho, branco, jalo, azuki e fradinho”, destaca Schiavo. 
  • Apesar do Brasil seguir em primeiro lugar no consumo do grão, não é só o brasileiro que come. A América do Sul e Central têm uma tradição culinária com esse alimento, em especial o México, Cuba, Chile e Colômbia. “O ingrediente riquíssimo em nutrientes também está em pratos na França, Itália, Turquia, Espanha e Estados Unidos. O mesmo pode se dizer da Índia e da China, inclusive como fortes produtores do grão”, diz Luís.
  • A tradicional mistura do arroz com feijão  vem da cultura indígena, asiática e europeia - Historiadores especulam que o prato foi criado quando Dom João VI veio ao Brasil, em 1808, e incluiu o arroz no rancho dos soldados. Antes disso, os índios brasileiros já comiam feijão com pouco caldo e geralmente misturavam com farinha, pimenta e carne. “Seja como for, o arroz com feijão é o cartão de visita para quem vem ao país”, destaca o executivo.

O feijão não é apenas bom para a nossa saúde, mas também para a agricultura. “Ele faz parte da família das leguminosas, plantas que têm a capacidade de fixar nitrogênio na terra. Isso significa que ele pode melhorar a fertilidade do solo, reduzindo a necessidade de fertilizantes químicos”, finaliza.

Sobre a Naval Fertilizantes

Criada em 2014, em Campo Novo do Parecis (MT), a Naval Fertilizantes é uma empresa especializada em produtos biológicos, nutrição e tecnologia de aplicação para as lavouras de soja, milho, milho pipoca, arroz, feijão, algodão, girassol, cana de açúcar e pastagens. Em junho/2024, a marca entra para o franchising com o objetivo de expandir o negócio. Em cinco anos, a meta é chegar a mais de mil unidades, em todas as regiões agrícolas do país e faturar acima de R$ 2 bilhões.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: