COMEMORAÇÃO
Dia Mundial do Feijão - brasileiro consome cerca de 12,2kg ao ano
A leguminosa se tornou um dos acompanhamentos prediletos no Brasil e pode substituir a proteína de origem animal
06/02/2025
10:00
MARKABLE
©DIVULGAÇÃO
No dia 10 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial do Feijão. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 2019. Segundo estimativas da Embrapa Arroz e Feijão (2023), o consumo médio per capita de feijão é de 12,2 kg/hab ao ano. Como dupla perfeita do arroz, o feijão compõe o prato mais tradicional do cardápio brasileiro, e também é ingrediente de outra paixão nacional: a feijoada. Vale ressaltar que o feijão é uma fonte potencial de proteína vegetal e pode ser utilizada por pessoas que buscam substituir as proteínas de origem animal.
Além de ser muito popular, o grão tem suas peculiaridades. Luís Schiavo, CEO e fundador da Naval Fertilizantes, empresa especializada em produtos biológicos, nutrição e tecnologia de aplicação em lavouras, destaca três curiosidades da leguminosa que faz parte do dia a dia dos brasileiros:
O feijão não é apenas bom para a nossa saúde, mas também para a agricultura. “Ele faz parte da família das leguminosas, plantas que têm a capacidade de fixar nitrogênio na terra. Isso significa que ele pode melhorar a fertilidade do solo, reduzindo a necessidade de fertilizantes químicos”, finaliza.
Sobre a Naval Fertilizantes
Criada em 2014, em Campo Novo do Parecis (MT), a Naval Fertilizantes é uma empresa especializada em produtos biológicos, nutrição e tecnologia de aplicação para as lavouras de soja, milho, milho pipoca, arroz, feijão, algodão, girassol, cana de açúcar e pastagens. Em junho/2024, a marca entra para o franchising com o objetivo de expandir o negócio. Em cinco anos, a meta é chegar a mais de mil unidades, em todas as regiões agrícolas do país e faturar acima de R$ 2 bilhões.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula aponta dólar, Banco Central e exportações como responsáveis pela inflação dos alimentos
Leia Mais
Parceria inédita fortalece pesquisas arqueológicas e culturais na Amazônia
Leia Mais
Evite problemas com a Receita: os 16 erros que podem te levar à malha fina em 2025
Leia Mais
Hugo Motta exige presença em plenário só às quartas e libera voto por celular à noite
Municípios