Campo Grande (MS), Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2025

CONSUMO

Como identificar se a carne está apta para consumo ou estragada

Dicas essenciais para garantir a segurança alimentar e evitar riscos à saúde

24/01/2025

08:00

NAOM

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Quando comprar carnes para o preparo e consumo em casa, é preciso atenção para as maneiras corretas de armazenamento, higienização e preparo. Carnes de todos os tipos só devem ser guardadas em geladeira caso forem ser preparadas e consumidas no mesmo dia da compra.

Cerca de 800 toneladas de carne estragada foram compradas para revenda. Os pacotes de carne suína, bovina e avícola ficaram submersos nas enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sul em 2024.

A empresa Tem Di Tudo Salvados, de Três Rios (RJ), realizou a transação sob a alegação de que a mercadoria seria usada para a fabricação de ração animal, mas o carregamento foi "maquiado" para ser distribuído em diversas regiões do Brasil. Nesta quarta-feira (22), uma operação da Delegacia do Consumidor do RJ e do RS prendeu quatro pessoas, incluindo o dono da empresa.

O consumo de carne estragada apresenta um risco à saúde e à vida da população, já que existem doenças que podem ser transmitidas pela condição do alimento, como as zoonoses E-coli e a Salmonella. Para prevenir a intoxicação, é importante saber distinguir quando a carne está apta para consumo e também como higienizá-la e prepará-la da maneira correta.

O Ministério da Saúde alerta para os sintomas das doenças transmitidas por alimentos ou água. São esses o vômito, a diarreia líquida, náusea, cólicas abdominais e até mesmo febre. A depender da gravidade da doença transmitida, pode também resultar em distúrbios neurológicos, infecção generalizada e levar à morte.


COMO SABER SE A CARNE ESTÁ ESTRAGADA?

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul detalha seis passos para identificar se uma carne está ou não fresca:

  1. Verificar a Data de Validade: Sempre confira a data de validade na embalagem. Se o produto estiver fora do prazo, mesmo em promoção, é melhor não arriscar.

  2. Checar a Cor do Alimento:

    • Carne vermelha picada deve ter cor vermelho púrpura, puxada para o roxo.
    • Carne de aves pode variar do branco ao amarelo e deve ter uma superfície brilhante e firme.
  3. Inspecionar a Embalagem: Segundo recomendações do Departamento de Nutrição da UnB (Universidade de Brasília), a embalagem não pode estar estufada, amassada, enferrujada ou rasgada.

  4. Verificar o Selo de Garantia: Um produto confiável deve ter o selo de garantia do Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura.

  5. Avaliar o Cheiro: Se sentir algum cheiro incomum, não consuma. O cheiro pode ser um indicador claro de que a carne está estragada.

  6. Observar a Textura e Manchas:

    • Textura viscosa ou pegajosa sinaliza que o alimento está se deteriorando.
    • Manchas pretas ou verdes também indicam deterioração.

A gordura de uma carne saudável é branca e firme. Se a carne já estiver preparada, atente-se para texturas viscosas ou gelatinosas e manchas, o que indica que também não está em condições favoráveis.


CUIDADOS COM A CARNE

Quando comprar carnes para o preparo e consumo em casa, é preciso atenção para as maneiras corretas de armazenamento, higienização e preparo. Carnes de todos os tipos só devem ser guardadas em geladeira caso forem ser preparadas e consumidas no mesmo dia da compra. Se não, o ideal é congelá-las em uma temperatura de -18°C. Uma vez descongelada, a carne não pode voltar ao refrigerador.

Bactérias se desenvolvem em ambientes com temperaturas entre 15 e 70°C. Por isso, deixar carnes em temperatura ambiente pode acarretar em um acúmulo de microorganismos maléficos. Além disso, carnes bovinas, suínas, de ave e peixe devem ser cozinhadas acima dessa temperatura e estar totalmente descongeladas antes do cozimento.

Manter a higiene do ambiente, dos utensílios e das mãos sempre antes de manusear e preparar o alimento pode prevenir a proliferação das bactérias. Guarde as sobras em recipientes com tampa e em locais refrigerados, reaquecendo sempre antes de consumir novamente.


Principais Destaques:

  • 800 toneladas de carne estragada foram compradas para revenda após enchentes no Rio Grande do Sul em 2024.
  • Tem Di Tudo Salvados, de Três Rios (RJ), envolvida na distribuição irregular de carne.
  • Delegacia do Consumidor do RJ e do RS prendeu quatro pessoas pela operação.
  • Ministério da Saúde alerta para E-coli e Salmonella decorrentes do consumo de carne estragada.
  • Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul oferece seis passos para identificar carne fresca.
  • Departamento de Nutrição da UnB recomenda inspecionar embalagens e selo de garantia do SIF.
  • Regras de armazenamento incluem congelamento a -18°C e evitar temperatura ambiente.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: