MUNDO
Em último discurso, Trump promete revogar decretos de Biden e endurecer políticas de imigração
Novo presidente eleito dos EUA anuncia fim imediato de políticas "radicais" e planos para parar a invasão ilegal de fronteiras logo após sua posse
19/01/2025
20:05
G1
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O novo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (19) que, poucas horas após assumir o cargo, revogará todos os decretos que considera "radicais" da administração do democrata Joe Biden. Trump, prestes a tomar posse na segunda-feira (20), destacou em seu último discurso antes da posse mudanças significativas que pretende implementar imediatamente ao iniciar seu mandato.
Revogação de decretos e prioridades
"Todas as ordens executivas radicais e tolas da administração Biden serão revogadas poucas horas depois de eu prestar o juramento", declarou Trump. Entre os pontos que pretende alterar, estão:
Foco na segurança das fronteiras
Um dos temas centrais do discurso de Trump foi a questão da imigração ilegal. Ele criticou a "política de fronteiras abertas" da administração anterior, que, segundo ele, permitiu a entrada de um grande número de imigrantes ilegais. "Vocês verão várias ordens executivas que vou aprovar. Nós temos que colocar o nosso país no caminho correto. Amanhã, quando o sol se pôr, a invasão das nossas fronteiras terá parado e todas essas pessoas que entraram ilegalmente [...] estarão, de uma forma ou de outra, voltando para casa", afirmou Trump.
Trump planeja intensificar o controle das fronteiras e iniciar o que descreve como "o maior programa de deportação da história dos Estados Unidos". Seu plano inclui aumentar penalidades para entrada ilegal e permanência após o vencimento de vistos, além de deportar imigrantes ilegais, membros de gangues e criminosos em solo americano.
Continuidade de políticas anteriores e mudanças imediatas
As propostas para o endurecimento das leis migratórias ecoam medidas já anunciadas durante a campanha eleitoral de Trump e buscam retomar parte da estratégia aplicada em seu último mandato (2017-2021). O republicano enfatizou a necessidade de reestabelecer o controle das fronteiras: "Vamos rapidamente reestabelecer o controle das nossas fronteiras, expulsar qualquer imigrante ilegal, membro de gangues ou criminosos que estão operando em solo americano", completou.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Ataque cardíaco: 11 sinais que você nunca deve ignorar
Leia Mais
Bolsonaro critica possível uso de tornozeleira eletrônica por decisão de Moraes e questiona apoio internacional
Leia Mais
Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade no Brasil
Leia Mais
STF valida voto secreto para aprovação de conselheiros do TCE-SE
Municípios