Campo Grande (MS), Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

ECONOMIA

Receita Federal aperta fiscalização e passa a receber dados de cartões de crédito e pix de instituições financeiras

Novas regras visam combater irregularidades e promover transparência nas operações financeiras

03/01/2025

13:46

DA REDAÇÃO

Com a virada do ano, a Receita Federal implementou novos instrumentos de fiscalização sobre as transações financeiras realizadas pelos contribuintes. A partir de agora, o órgão passará a receber também dados das operadoras de cartão de crédito e das chamadas instituições de pagamento.

As instituições de pagamento (IP), de menor porte, são empresas que viabilizam compra, venda e movimentação de recursos, mas não oferecem empréstimos e financiamentos a seus clientes. Exemplos incluem varejistas de grande porte, bancos virtuais e carteiras digitais. Atualmente, a Receita já recebe informações desses tipos de operações de bancos tradicionais, públicos e privados, em transações como PIX, aplicações financeiras, seguros, planos de previdência e investimentos em ações.

Dados para combater irregularidades

O envio dos dados será realizado semestralmente. Por exemplo, as transações feitas entre janeiro e julho deste ano deverão ser informadas à Receita em agosto. Essas informações serão repassadas por meio de uma declaração semestral denominada e-Financeira.

Os dados serão enviados apenas quando o montante total movimentado, por cada tipo de operação financeira (como PIX, pagamento ou investimento), for:

  • superior a R$ 5 mil para pessoas físicas;
  • superior a R$ 15 mil para empresas.

Essas informações serão incorporadas à base de dados da Receita Federal com o objetivo de identificar irregularidades e dar efetividade ao cumprimento das leis tributárias.

"As medidas visam aprimorar o controle e fiscalização das operações financeiras, garantindo uma maior coleta de dados. Além disso, reforçam os compromissos internacionais do Brasil no âmbito do Padrão de Declaração Comum (CRS), contribuindo para o combate à evasão fiscal e promovendo a transparência nas operações financeiras globais", informou o Fisco, por meio de nota.

Histórico

A Receita Federal lembrou que, com o fim da Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF) em 2007, foi instituída no ano seguinte a Declaração de Informações sobre Movimentação Financeira (Dimof) — pela qual os bancos informavam dados sobre a movimentação financeira dos contribuintes ao órgão.

Em 2015, no contexto de uma evolução tecnológica contínua, o Fisco instituiu a e-Financeira, parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). Segundo a Receita, "esse instrumento incorporou informações prestadas na antiga Dimof e além dos dados sobre aplicações financeiras, seguros, planos de previdência privada e investimentos em ações. Portanto, a Dimof deixou de ser exigível a partir do ano-calendário de 2016".

Na e-Financeira, as instituições não informam as transferências bancárias específicas, mas apenas os valores globais a débito e crédito consolidados mensalmente por conta e por contribuinte.

Na avaliação da Receita Federal, os dados da e-Financeira são "uma base importante de dados para a Receita Federal e têm ganhado uma importância crescente no mundo todo em razão da necessidade de transparência, conformidade e combate a ilícitos".

Destaque: com a ampliação da fiscalização, a Receita Federal busca fortalecer o combate à evasão fiscal e promover maior transparência nas operações financeiras, utilizando dados detalhados de cartões de crédito e PIX para identificar possíveis irregularidades.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: