Campo Grande (MS), Domingo, 20 de Abril de 2025

POLÍTICA

Mercosul e União Europeia fecham acordo de livre comércio após 25 anos de negociações

Entendimento envolve redução de tarifas de exportação e prevê maior integração entre blocos econômicos, beneficiando um mercado de mais de 750 milhões de pessoas

06/12/2024

10:39

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Em uma coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (6), em Montevidéu, Uruguai, líderes do Mercosul e representantes da União Europeia (UE) anunciaram a conclusão do acordo de livre comércio entre os dois blocos, após um processo de negociações que se estendeu por 25 anos. O entendimento, que cria um amplo mercado internacional, foi anunciado na presença do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, do argentino Javier Milei, do uruguaio Luis Alberto Lacalle Pou e do paraguaio Santiago Peña, além da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

O acordo abrangente prevê a redução ou eliminação gradual de tarifas de importação e exportação para uma ampla gama de produtos agrícolas e industriais, ampliando o acesso a um mercado de mais de 750 milhões de consumidores. Entre as mercadorias contempladas estão carnes, cereais, frutas, produtos químicos, automóveis e peças automotivas, além de uma série de bens industriais. De acordo com representantes de ambos os blocos, a iniciativa deve impulsionar a competitividade, estimular investimentos e promover a geração de empregos, fortalecendo as relações comerciais e estratégicas entre a América do Sul e a Europa.

Compromisso com o meio ambiente e padrões internacionais

A conclusão do acordo foi precedida por debates intensos sobre questões ambientais, responsabilidade social e padrões sanitários e fitossanitários. Atendendo a demandas da UE, o Mercosul se compromete a reforçar o cumprimento do Acordo de Paris sobre o clima e a adotar medidas mais rígidas de controle ambiental, prevenindo o desmatamento e promovendo uma produção agrícola sustentável. Por outro lado, a União Europeia assegura maior previsibilidade para os exportadores sul-americanos, garantindo canais de negociação transparentes e estáveis.

Reação das lideranças

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou que o entendimento marca o início de uma nova era na cooperação entre os blocos. “Agora estou ansiosa para discutir isso com os países da UE. Este acordo funcionará para pessoas e empresas. Mais empregos. Mais escolhas. Prosperidade compartilhada”, afirmou a representante europeia.

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, enfatizou o caráter histórico do acordo, destacando que ele pode impulsionar a integração regional e aproximar a América do Sul da União Europeia em áreas além da econômica, como ciência, tecnologia, inovação e educação. Javier Milei, novo presidente da Argentina, ressaltou a importância do acordo para a diversificação de mercados, enquanto Luis Alberto Lacalle Pou, do Uruguai, e Santiago Peña, do Paraguai, salientaram que as negociações bem-sucedidas abrem caminho para a inserção qualificada de seus países no comércio global.

Próximos passos

A aprovação do acordo ainda depende de trâmites internos em cada país membro do Mercosul, assim como na União Europeia, onde o texto precisa ser ratificado pelos Parlamentos nacionais dos países integrantes e pelo Parlamento Europeu. Especialistas avaliam que o processo de implementação pode levar algum tempo, devido aos complexos procedimentos políticos e legais.

Mesmo assim, a conclusão das negociações é vista como um passo fundamental para ampliar a relevância internacional do Mercosul, reforçar laços com a Europa e estabelecer um marco de cooperação mais sólido e permanente, sinalizando um período de maior dinamismo econômico e comercial entre os dois continentes.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: