Campo Grande (MS), Sábado, 19 de Abril de 2025

POLÍTICA

Braga Netto aprovou plano que incluía assassinatos de Lula, Alckmin e Moraes, aponta relatório da Polícia Federal

Reunião na casa do ex-ministro detalhou ações violentas para impedir posse de Lula e Alckmin; plano incluía uso de veneno e explosivos.

26/11/2024

17:49

DA REDAÇÃO

Braga Netto em 25 de março de 2022

O relatório da Polícia Federal (PF), divulgado nesta terça-feira (26) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, revelou que o ex-ministro da Defesa e general Walter Souza Braga Netto teria aprovado o plano denominado "Punhal Verde Amarelo". O esquema, articulado por militares e setores do governo Bolsonaro, incluía o assassinato do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, do vice Geraldo Alckmin e do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.

O plano e sua validação

De acordo com a PF, o plano foi elaborado pelo general Mario Fernandes, preso na operação Contragolpe na última semana. O esquema, que previa o uso de veneno e explosivos, foi apresentado e aprovado em uma reunião realizada em 12 de novembro de 2022, na residência de Braga Netto.

Na ocasião, participaram do encontro:

  • Tenente-coronel Mauro Cesar Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro.
  • Major Rafael de Oliveira.
  • Tenente-coronel Ferreira Lima.

O objetivo da reunião, segundo o relatório, era apresentar ações clandestinas para impedir a posse do governo eleito e restringir o exercício do Poder Judiciário, subvertendo o Estado Democrático de Direito.

Estratégias do plano

O plano incluía medidas extremas, como:

  • Assassinato de autoridades utilizando veneno e explosivos.
  • Ataques direcionados para desestabilizar o Judiciário e inviabilizar a posse de Lula e Alckmin.

A PF destaca que o uso da violência foi discutido como uma estratégia viável para alcançar os objetivos do grupo golpista.

Envolvimento direto de Braga Netto

O relatório aponta que a aprovação do plano por Braga Netto reforça sua participação ativa no núcleo golpista. A residência do ex-ministro é considerada um ponto-chave na investigação, demonstrando o envolvimento de altos oficiais do Exército em articulações que ameaçaram a transição democrática.

Investigação e desdobramentos

A operação Contragolpe e o relatório da PF mostram uma série de estratégias articuladas por setores alinhados ao governo Bolsonaro para subverter o sistema democrático. O material foi encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR), que analisará os elementos apresentados e decidirá se apresentará denúncia contra os envolvidos.

A revelação aprofunda as acusações contra Braga Netto, destacando seu papel como peça central em um dos capítulos mais graves de ataque à democracia no Brasil.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: