Campo Grande (MS), Sábado, 19 de Abril de 2025

POLÍTICA

Defesa de Braga Netto e outros indiciados contestam acusações da PF sobre tentativa de golpe

Indiciados negam envolvimento e alegam falta de elementos em investigação sobre trama para impedir posse de Lula

21/11/2024

20:05

NAOM

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A defesa dos indiciados no inquérito da Polícia Federal sobre a tentativa de golpe em 2022 contestou as acusações divulgadas no relatório final da investigação, concluído nesta quinta-feira (21). O relatório aponta o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais 36 pessoas como responsáveis por crimes de abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de Estado e organização criminosa.

Entre os indiciados estão o ex-ministro da Defesa e candidato a vice em 2022, general Braga Netto, o ex-ministro do GSI, Augusto Heleno, o ex-diretor-geral da Abin, Alexandre Ramagem, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, além de outros nomes ligados ao governo Bolsonaro.

Defesa de Braga Netto questiona divulgação de informações

A defesa de Braga Netto afirmou, por meio de nota, que repudia "veementemente" a "indevida difusão de informações" à imprensa antes que as partes envolvidas tivessem acesso aos elementos do inquérito. "A defesa aguardará o recebimento oficial dos elementos informativos para adotar um posicionamento formal e fundamentado", conclui o comunicado.

Outros indiciados rebatem acusações

  • Anderson Torres, ex-ministro da Justiça, informou que só irá se posicionar após acessar o relatório completo de indiciamento.

  • A defesa de Marcelo Costa Câmara e Tércio Arnaud Tomaz afirmou discordar "veementemente" do indiciamento, alegando que não há elementos que sustentem o envolvimento dos dois na tentativa de golpe. O comunicado expressa confiança de que o Ministério Público demonstrará que a denúncia é baseada em "elementos insuficientes ou especulativos".

  • Paulo Renato de Oliveira Figueiredo Filho, em publicação na rede social X (ex-Twitter), negou envolvimento e afirmou que estava fora do Brasil em 2022. Ele também acusou o ministro Alexandre de Moraes de promover "uma campanha de intimidação".


Investigação da Polícia Federal

Segundo a PF, o indiciamento foi embasado em dois anos de diligências, incluindo:

  • Quebra de sigilos telemático, telefônico, bancário e fiscal;
  • Colaboração premiada;
  • Buscas e apreensões autorizadas pelo Poder Judiciário.

As provas obtidas foram consideradas suficientes para apontar a participação dos investigados na trama que visava impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O próximo passo cabe ao Ministério Público Federal (MPF), que decidirá se oferece denúncia contra os indiciados ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Caso a denúncia seja aceita pelo STF, os acusados se tornarão réus e poderão responder formalmente pelos crimes apontados.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: