Campo Grande (MS), Domingo, 20 de Abril de 2025

POLÍTICA

Golpistas do 8 de janeiro monitoravam segurança de Lula e planejavam sequestro do presidente

PF recupera mensagens apagadas que revelam plano de rapto de Lula e Moraes

08/11/2024

16:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A Polícia Federal (PF) recuperou arquivos eletrônicos apagados do celular do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que revelam um plano de monitoramento dos responsáveis pela segurança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o portal UOL, os golpistas levantaram nomes, rotinas e armamento dos agentes de segurança, demonstrando intenção de sequestrar o presidente.

As provas, escondidas nas nuvens da internet, foram restauradas pela PF com a utilização de um software israelense, conforme divulgado pela colunista Eliane Cantanhêde, do Estadão. As mensagens recuperadas mostram também que seguranças do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), estavam sendo monitorados. O planejamento do grupo previa o rapto de Lula e de Moraes, além da preparação para um possível confronto armado.

Com as novas descobertas, o ministro Alexandre de Moraes autorizou a prorrogação das investigações por mais 60 dias. Após essa etapa, o caso será encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR) e poderá ser analisado pelo Supremo Tribunal Federal em 2025.

Investigação da participação de Bolsonaro em fase final

De acordo com a PGR, o inquérito sobre a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro em um plano para se manter no poder "está em fase de conclusão". Agora, a PGR deve aguardar os desdobramentos das provas recuperadas do celular de Mauro Cid para dar continuidade ao processo.

Dois elementos complicam a situação de Bolsonaro até o momento. O primeiro é um áudio enviado por Mauro Cid, sugerindo que Bolsonaro ajudou a redigir uma minuta de golpe. O segundo é o depoimento do general Marco Antônio Freire Gomes, ex-comandante do Exército, que atribui ao ex-presidente a articulação de reuniões com comandantes das Forças Armadas para discutir a utilização de mecanismos como Garantia da Lei e da Ordem (GLO), estado de defesa e estado de sítio em relação ao processo eleitoral.

Durante o depoimento à PF, Bolsonaro decidiu permanecer em silêncio. Para evitar a combinação de versões, a PF agendou audiências simultâneas com investigados, mas 15 deles optaram por não responder às perguntas.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: