ECONOMIA
Empresas e MEI têm até 31 de outubro para regularizar dívidas com o Simples
Contribuintes inadimplentes serão excluídos do regime a partir de 1º de janeiro
22/10/2024
07:36
AGÊNCIA BRASIL
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEI) têm até o dia 31 de outubro para regularizar dívidas com o Simples Nacional, regime tributário especial para pequenos negócios. Quem não quitar as pendências até essa data será excluído do regime a partir de 1º de janeiro.
Os devedores podem optar por:
O parcelamento pode ser solicitado pelo Portal do Simples Nacional ou no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal), na seção “Parcelamento – Simples Nacional”. O acesso a esses portais requer certificado digital ou uma conta no Portal Gov.br nível prata ou ouro.
Caso a empresa ou o MEI discorde da dívida, pode contestar o Termo de Exclusão diretamente ao Delegado de Julgamento da Receita Federal, protocolando a contestação pela internet conforme instruções no site do órgão.
Entre 30 de setembro e 4 de outubro, a Receita Federal notificou 1.121.419 MEI e 754.915 micro e pequenas empresas com dívidas que totalizam R$ 26,5 bilhões. Após receber a notificação, o contribuinte tem 30 dias para contestar ou quitar os débitos.
As principais irregularidades incluem falta de documentos, excesso de faturamento, débitos tributários pendentes e atividades não autorizadas pelo Simples Nacional. A Receita realiza verificações periódicas para garantir o enquadramento correto das empresas no regime, enviando cartas de exclusão quando são identificadas irregularidades.
Empresários que precisarem de orientações podem procurar o Sebrae para elaborar um plano de recuperação.
Clique AQUI e siga JE no Instagram para mais atualizações.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Municípios