JUSTIÇA
Moraes autoriza rede social X a retomar atividades no Brasil após pagamento de multas
Plataforma quitou R$ 28,6 milhões em multas aplicadas pelo STF; decisão libera operação da empresa de Elon Musk no país
08/10/2024
16:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta terça-feira (8) o retorno das atividades da rede social X no Brasil, após a empresa cumprir todas as exigências legais estabelecidas pela Corte. A rede social estava suspensa desde o fim de agosto, mas agora poderá operar novamente no país.
Em sua decisão, o ministro declarou: “Decreto o término da suspensão e autorizo o imediato retorno das atividades do x Brasil internet ltda. em território nacional e determino à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que adote as providências necessárias para efetivação da medida, comunicando-se esta Suprema Corte, no prazo de 24 horas”.
A X quitou cerca de R$ 28,6 milhões em multas que haviam sido aplicadas pelo STF por descumprimento de decisões judiciais. Esse pagamento era a última condição para que a plataforma pudesse ser liberada no Brasil. A empresa comunicou que os valores foram pagos com recursos próprios, sem envolvimento de recursos da Starlink, empresa de internet via satélite também ligada a Elon Musk.
A suspensão da rede social e a aplicação das multas foram motivadas por descumprimentos, como a falha no bloqueio de perfis de investigados, conforme determinação do STF. Em 17 de agosto, em meio à escalada da tensão com a Corte, a empresa encerrou suas operações no Brasil, fechando seu escritório e demitindo funcionários.
As principais multas pagas foram:
Antes de realizar o pagamento das multas, a rede social X já havia cumprido outras duas exigências do STF:
Agora, com a retomada das operações autorizada, a Anatel tem 24 horas para adotar as providências necessárias para que a rede social X volte a funcionar plenamente no Brasil. A decisão do STF encerra um período de quase dois meses de suspensão, durante os quais a empresa enfrentou um intenso embate jurídico com a Suprema Corte.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Líder do PL acusa Moraes de abuso de poder após anulação de votação sobre Zambelli
Leia Mais
PF indica deputado Gustavo Gayer por suposto desvio de cota parlamentar e falsificação de documentos
Leia Mais
Câmara aprova regras que beneficiam Marcola, Beira-Mar e André do Rap ao afrouxar regime de progressão de pena
Leia Mais
Moraes anula decisão da Câmara, determina cassação imediata de Carla Zambelli e manda dar posse ao suplente em 48 horas
Municípios