Campo Grande (MS), Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

ARTIGOS

Quem cuida de quem cuida? Saúde mental dos médicos em foco

Transtorno de ansiedade lidera entre profissionais de saúde; 33,5% dos médicos foram diagnosticados e 21,1% relataram sintomas nos últimos 12 meses

22/09/2024

19:55

DA REDAÇÃO

A questão de quem cuida dos cuidadores, especialmente dos médicos, tem ganhado destaque. É cada vez mais evidente que os profissionais da saúde, responsáveis por cuidar de outros, também precisam de atenção. Um levantamento recente revelou que quase metade dos médicos, principalmente as mulheres, enfrenta algum grau de doença mental, como ansiedade, depressão e burnout.

Principais resultados da pesquisa

Realizada com mais de 2 mil médicos em todo o Brasil, a pesquisa "Qualidade de vida dos médicos", conduzida pelo Research Center e apresentada pela Afya, mostrou que 39,8% dos profissionais lidam com algum tipo de doença mental. O estudo destaca que duas em cada três pessoas afetadas são mulheres.

Na faixa etária de 25 a 35 anos, o número é ainda mais alarmante: 49,6% dos médicos sofrem com doenças mentais, sendo que 3,6% já foram internados para tratar a condição e ficaram afastados do trabalho por cerca de 5,1 semanas nos últimos 12 meses.

Ansiedade e depressão: os desafios mais comuns

O transtorno de ansiedade lidera entre os diagnósticos, com 33,5% dos médicos relatando o problema. Além disso, 21,1% dos profissionais apresentaram sintomas de ansiedade no último ano, e 27,1% desses estão em tratamento. Contudo, 6,4% dos diagnosticados não buscam tratamento. As mulheres são mais impactadas: quatro em cada 10 médicas sofrem com a doença, enquanto entre os homens o índice é de 25,1%.

A depressão é o segundo diagnóstico mais comum, afetando 22,1% dos profissionais. Destes, 19,9% tratam a doença, mas 2,2% não. Outros 17,1% apresentam sintomas sem diagnóstico médico.

Burnout: o impacto do excesso de trabalho

O burnout também é um problema significativo, atingindo 6,7% dos médicos, metade dos quais identificados nos últimos 12 meses. Mesmo assim, 2% dos diagnosticados não buscam acompanhamento. Embora o índice pareça baixo, mais de 50% dos médicos já apresentaram algum sintoma de burnout, principalmente devido à carga horária elevada – médicos com esse perfil trabalham em média 57,2 horas por semana, cerca de sete horas a mais que a média geral.

Uma leve melhora, mas a situação ainda preocupa

A boa notícia é que, em comparação com o último estudo realizado em 2022, houve uma leve melhora nos índices. No entanto, as doenças mentais continuam sendo uma preocupação. Em resposta aos dados, a Afya lançou a campanha "Está tudo bem?", incentivando médicos e estudantes de medicina a buscar ajuda especializada para suas questões de saúde mental.

Conscientização e busca por apoio

A saúde mental tem ganhado cada vez mais espaço em diferentes esferas, e no caso dos médicos, a conscientização de que também são vulneráveis é crucial. Campanhas de alerta e sensibilização são necessárias para garantir que os cuidadores também recebam os cuidados de que tanto precisam.

#jornaldoestadoms


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: