Campo Grande (MS), Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

JUSTIÇA

STF forma maioria para regular fornecimento de medicamentos não listados pelo SUS

Decisão final deve sair na sexta-feira, e proposta visa padronizar distribuição e responsabilidades entre União, Estados e municípios

10/09/2024

14:15

NAOM

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta segunda-feira (9) para estabelecer regras sobre o fornecimento de medicamentos registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas que não estão incluídos na lista do Sistema Único de Saúde (SUS). A votação, de repercussão geral, busca definir critérios claros para esses casos, que frequentemente geram disputas judiciais. O julgamento está previsto para ser concluído na sexta-feira, 13 de setembro.

Os ministros Edson Fachin, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso, Cristiano Zanin e Flávio Dino acompanharam o voto do relator, ministro Gilmar Mendes, que propôs a criação de um acordo entre as esferas federais, estaduais e municipais para melhorar a gestão dos pedidos de medicamentos fora da lista oficial do SUS.

Proposta de Gilmar Mendes

A proposta de Gilmar Mendes sugere a criação de uma plataforma nacional para centralizar os pedidos de medicamentos, o que ajudaria a padronizar o processo de solicitação, distribuição e acompanhamento. Esse acordo visa:

  • Estabelecer regras claras sobre as responsabilidades entre União, Estados e municípios no fornecimento de medicamentos.
  • Definir qual instância da Justiça deve julgar as demandas por medicamentos fora da lista do SUS.
  • Criar critérios para avaliar a justificativa da administração pública quando se nega o fornecimento de remédios.
  • Impor limites de preços para medicamentos fornecidos por ordem judicial.
  • Prever compensações financeiras para os entes federativos que pagarem por tratamentos não previstos no sistema.

Ampliação da discussão

Embora o foco inicial do julgamento fosse apenas sobre medicamentos de alto custo, a discussão se expandiu para incluir todos os remédios fora da lista do SUS. A partir de agora, o fornecimento de qualquer medicamento não incluído na lista deverá ser justificado com comprovação científica de eficácia e validado pela Justiça.

A decisão do STF terá impacto direto em milhares de ações judiciais que tramitam pelo país, nas quais pacientes buscam medicamentos que, embora registrados na Anvisa, não estão disponíveis no SUS. O objetivo é equilibrar o direito à saúde dos cidadãos com a sustentabilidade financeira do sistema de saúde pública.

Se concluído conforme esperado, o julgamento pode estabelecer um novo marco para as demandas de saúde, unificando procedimentos e trazendo maior clareza sobre as responsabilidades do Estado no fornecimento de medicamentos.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: