Campo Grande (MS), Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

POLÍTICA EXTERIOR

Lula faz reunião de emergência para discutir "tensão" com Venezuela

A decisão de Caracas de romper unilateralmente o acordo para preservar a embaixada da Argentina foi interpretada como um sinal de distanciamento entre os países

08/09/2024

11:53

NAOM

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Neste domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma reunião de emergência no Palácio do Planalto para tratar da crescente crise com a Venezuela. Segundo o colunista Jamil Chade, do UOL, o governo brasileiro avaliou que, apesar dos esforços para mediar a crise política venezuelana, as tensões entre os dois países aumentaram significativamente. O ponto de ruptura foi a decisão unilateral de Caracas de encerrar o acordo que garantia a proteção da embaixada argentina, algo que foi interpretado como um movimento de distanciamento do regime de Nicolás Maduro em relação ao Brasil.

Após a eleição de julho, em que o governo argentino apontou irregularidades nas votações ocorridas na embaixada em Caracas, diplomatas argentinos foram expulsos da Venezuela. O Brasil havia assumido a responsabilidade pela embaixada em um acordo com o governo Maduro, mas o recente cerco à sede diplomática e a suspensão do acordo surpreenderam Brasília. Outro fator que gerou atrito foi a narrativa do regime sobre o exílio do opositor Edmundo Gonzalez, alvo de críticas do governo brasileiro.

Desafios da Política Externa Brasileira

A tentativa do Brasil de manter um canal de diálogo entre o governo e a oposição venezuelana foi enfraquecida pela ausência de importantes figuras da diplomacia brasileira. Celso Amorim, assessor especial para assuntos internacionais, estava em Moscou, enquanto o chanceler Mauro Vieira encontrava-se em missão oficial no Oriente Médio, complicando a gestão da crise no curto prazo.

Além da questão diplomática, a situação da oposição venezuelana preocupa o Brasil, que avalia que a prisão ou o exílio de Gonzalez não são as melhores soluções para os impasses políticos. Lula já se posicionou anteriormente como defensor do diálogo político como caminho para a estabilização da Venezuela, algo que se vê cada vez mais ameaçado com a recente escalada de tensões.

Reunião e Próximos Passos

A reunião de emergência convocada por Lula contou com a presença de assessores e da secretária-geral do Itamaraty, Maria Laura da Rocha. A principal discussão girou em torno das medidas a serem adotadas diante dessa nova crise diplomática, e há expectativa de que o governo brasileiro possa emitir uma nota oficial nos próximos dias. Entre as opções, estão uma reavaliação do papel do Brasil como mediador na crise venezuelana e possíveis sanções diplomáticas.

Essa crise diplomática ocorre em um momento delicado das relações sul-americanas, já que o Brasil, sob o governo Lula, tem tentado reposicionar-se como um ator relevante na mediação de conflitos regionais, defendendo uma maior integração dos países do continente.

Contexto Regional

O rompimento do acordo pela Venezuela não apenas complica as relações bilaterais com o Brasil, mas também gera preocupações sobre a estabilidade regional. A Argentina, envolvida diretamente no impasse, também monitora os desdobramentos de perto, e há especulações de que a situação possa ser discutida em fóruns internacionais, como a Organização dos Estados Americanos (OEA).


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: