ECONOMIA
Receita Federal paga quarto lote de restituição do IR 2024 nesta sexta-feira
Mais de 5 milhões de contribuintes, incluindo cerca de 47 mil do Rio Grande do Sul, recebem restituições que somam R$ 6,87 bilhões.
30/08/2024
07:15
RECEITA FEDERAL
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
Nesta sexta-feira (30), a Receita Federal libera o pagamento do quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2024, contemplando cerca de 5,3 milhões de contribuintes. Este lote inclui também restituições residuais de anos anteriores e abrange aproximadamente 47 mil contribuintes do Rio Grande do Sul.
No total, serão desembolsados R$ 6,87 bilhões para 5.347.441 contribuintes, com os valores sendo creditados ao longo do dia na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF indicada na declaração do Imposto de Renda.
Diferente dos lotes anteriores, a maior parte do montante será destinada a contribuintes que não possuem prioridade no reembolso. No total, 4.904.908 restituições serão pagas a contribuintes que não se enquadram em categorias prioritárias, como uso de chave Pix, declaração pré-preenchida, ou residência no Rio Grande do Sul. Este último grupo foi incluído como prioridade devido às enchentes que atingiram o sul do país em maio deste ano.
Entre os contribuintes com prioridade, 261.019 informaram a chave Pix do tipo CPF na declaração ou utilizaram a declaração pré-preenchida, ambos critérios que garantem preferência no recebimento. Além disso, 84.659 contribuintes têm entre 60 e 79 anos, 47.238 residem no Rio Grande do Sul, 27.372 têm a maior parte de sua renda oriunda do magistério, 15.077 são idosos com mais de 80 anos, e 7.168 possuem alguma deficiência física ou mental ou doença grave.
Para saber se está incluído no lote de restituição, o contribuinte pode consultar a página da Receita Federal na internet, acessando a seção “Meu Imposto de Renda” e clicando em “Consultar a Restituição”. A consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Se o contribuinte não estiver na lista, pode acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar o extrato da declaração e, se houver pendências, enviar uma declaração retificadora para aguardar os próximos lotes.
Caso a restituição não seja depositada na conta informada, por exemplo, devido à desativação da conta, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O crédito pode ser agendado em qualquer conta bancária por meio do Portal BB ou pelo atendimento telefônico do banco. Após um ano sem resgate, o contribuinte deverá solicitar o valor no Portal e-CAC.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Municípios