Campo Grande (MS), Terça-feira, 02 de Setembro de 2025

POLÍTICA

Após disputa com X, deputados intensificam pressão por “CPI do Xandão”

Proposta visa investigar supostos abusos cometidos pelo ministro Alexandre de Moraes; requerimento já conta com 78 assinaturas

29/08/2024

17:40

O ANTAGONISTA

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ameaçar suspender as atividades do X (antigo Twitter) no Brasil, deputados voltaram a pressionar pela criação da “CPI do Xandão”. A investigação teria como objetivo apurar supostos abusos cometidos pelo magistrado ao longo dos últimos anos.

Nesta quinta-feira (29), o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) apresentou um requerimento para a instauração da CPI, já assinado por outros 78 parlamentares. Para que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) seja instaurada, são necessárias 171 assinaturas e a autorização do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

“Os abusos, que diuturnamente aumentam, iniciaram com a instauração do inquérito das ‘fake news’, instaurado de ofício, sem a devida participação do Ministério Público e inobservando o princípio do juiz natural, para investigar propagação de notícias que supostamente estariam atingindo a honorabilidade e a segurança daquela Corte, de seus membros e dos seus familiares”, justifica o deputado no pedido de CPI.

Gayer acrescenta que os efeitos desse inquérito, conduzido por Moraes, têm causado "severos e críticos efeitos" ao Estado de Direito e à harmonia entre os três poderes, com prorrogações contínuas e irregulares.

Conflito entre Moraes e Elon Musk

A mais recente disputa entre o ministro Alexandre de Moraes e Elon Musk, proprietário do X, intensificou a tensão. Na quarta-feira (28), Moraes intimou a plataforma a apontar um novo representante no Brasil dentro de 24 horas, após a conta oficial do X para assuntos internacionais criticar publicamente o ministro.

A rede social, que encerrou suas operações físicas no Brasil em 17 de agosto, citou "ameaças" de Moraes como motivo. A plataforma alegou que o ministro ameaçou prender a responsável pelo escritório do X no Brasil, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição, caso as decisões judiciais não fossem cumpridas.

“Apesar de nossos inúmeros recursos ao Supremo Tribunal Federal não terem sido ouvidos, de o público brasileiro não ter sido informado sobre essas ordens e de nossa equipe brasileira não ter responsabilidade ou controle sobre o bloqueio de conteúdo em nossa plataforma, Moraes optou por ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal”, afirmou a rede social em comunicado.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: