SAÚDE
Como se proteger de doenças respiratórias durante períodos secos e de altas temperaturas
Especialista destaca alguns cuidados a serem tomados para evitar complicações causadas pelo clima
22/08/2024
11:00
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Algumas regiões pelo Brasil sofreram, nos primeiros dias do mês de agosto, com as altas temperaturas, entre elas Palmas. De acordo com o Climatempo, as temperaturas máximas sempre estiveram acima dos 33°C na capital do tocantinense, fato que precisa ser levado em consideração pela população e autoridades.
Com o calor e os termômetros mais elevados, o tempo fica mais seco, aumentando, consideravelmente, a incidência de problemas respiratórios. Segundo o Ministério da Saúde, o período requer cuidados especiais, que valem principalmente para as pessoas que sofrem com doenças crônicas pulmonares e relacionadas ao coração.
“Com a diminuição da umidade, as membranas dos olhos, boca e nariz podem ficar ressecadas, tornando-se mais vulneráveis à ação de microrganismos, germes e substâncias poluentes provenientes de incêndios ou queimadas. Algumas das principais doenças que podem surgir nessas condições incluem rinite, sinusite, pneumonia e asma”, comenta Thaynna Costa Lino, docente do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera Unop
Segundo a especialista, a preocupação é maior com as crianças e idosos. Pela fragilidade do organismo, existe uma chance maior de complicação. Por isso, o cuidado precisa ser redobrado e, ao sinal de mal-estar ou falta de ar, deve-se buscar atendimento profissional na unidade de saúde próxima a sua residência.
Abaixo, a profissional salientou algumas recomendações:
1 - Aumente a hidratação, ingerindo mais água, suco natural e água de coco;
2 - Faça refeições leves com legumes, verduras, consuma frutas nos intervalos das refeições;
3 - Evite atividades físicas nas horas mais quentes do dia;
4 - A pele e os lábios também podem sofrer com a baixa umidade e a recomendação é o uso de hidratantes;
5 - Soro fisiológico ajuda na hidratação das vias áreas. Pingue algumas gotas no nariz para melhorar sua respiração, já em caso de ressecamento dos olhos você pode pingar gotas para hidratação.
Sobre a Anhanguera
Fundada em 1994, a Anhanguera faz parte da vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho, em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Em 2023, passou a ser a principal marca de ensino superior da Cogna Educação, com o processo de unificação das instituições, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. A instituição ampliou seu portfólio, disponibilizando novas opções para cursos Livres; preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos. Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todo o país. A instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Acesse o site e o blog para mais informações.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Leia Mais
Moraes pede à PGR análise do pedido de liberação de Bolsonaro para posse de Trump
Leia Mais
Governo planeja aumentar isenção do imposto de renda para R$ 3.036 em 2025
Municípios