AGRONEGÓCIO
Precoce MS avança com mudanças que beneficiam técnicos e pecuaristas
Em 23 de setembro, Semadesc e Novilho Precoce MS realizarão evento para alinhamento dos Responsáveis Técnicos
19/08/2024
08:20
AGRO A
©DIVULGAÇÃO
Em operação há pouco mais de 120 dias, o novo Programa Precoce MS do Governo do Estado já computa mais de 600 propriedades iniciadas e 200 certificadas pela Associação Novilho Precoce MS, que é reconhecida pelo Estado para verificar o nível das propriedades e garantir as informações fornecidas. Entre as principais mudanças, desde o decreto de 13 de dezembro de 2023, está a priorização da condição da propriedade. Antes, a avaliação era 70% focada no animal e 30% na fazenda; com o novo Programa, a avaliação passa a ser 50% para cada.
“Mudou também a forma de avaliação dessas propriedades. Antes, era autodeclaratória; hoje é necessário o preenchimento de um checklist, chamado Protocolo Precoce Conformidade. Aqueles que quiserem avançar de nível, deverão solicitar a visita e orientação do RT (Responsável Técnico) pela propriedade e se adequar às exigências do Programa”, aponta o secretário da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck.
Para o pecuarista Denis José da Silva, que possui propriedade em Ribas do Rio Pardo, e abate em média 800 cabeças por ano, a nova iniciativa aproxima mais o técnico da propriedade, oferecendo orientações e apoio nas adequações necessárias, para alcançar níveis mais altos na certificação.
“Depois da primeira visita do responsável técnico, foram 30 dias até conseguir adequar toda a propriedade. Ainda faltaram algumas coisas, mas já conseguimos alcançar o nível avançado, e para a próxima vistoria, daqui 18 meses, tenho certeza de que chegaremos bem próximos de 100%. Esse é nosso objetivo. O RT está tão presente na propriedade, que acabou se tornando nosso consultor”, explicou o pecuarista.
Outro ponto levantado por Denis é o auxílio na organização da propriedade, em que o novo checklist estimula a implementação de muitas melhorias. “Organização e planejamento mudam a cultura da fazenda. Isso foi muito importante. Eu cobro muito essa manutenção, e com um ambiente de trabalho assim, tudo fica melhor”, pontuou.
Reconhecendo a importância fundamental dos Responsáveis Técnicos para o sucesso do processo, a Semadesc em parceria com a Novilho Precoce MS, promoverá um evento especial no dia 23 de setembro, no auditório do Sistema Famasul, dedicado a eles.
“Será um fórum em que traremos todas as informações do Programa, além de promover a troca entre os responsáveis técnicos, os gestores e o Governo. Queremos estreitar esse relacionamento entre o programa Precoce MS, esse novo formato, e os responsáveis técnicos. Será um espaço onde, esse profissional vai poder tirar todas as dúvidas, trocar informações e sugerir o que podemos aprimorar no programa”, finaliza o presidente da Associação, Rafael Gratão.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Municípios